19.5 C
Brasil
terça-feira, 18 maio 2021
Home Política & Poder Congelamento do salário de servidor fica fora do marco fiscal

Congelamento do salário de servidor fica fora do marco fiscal

Uma das propostas da PEC emergencial era o congelamento do salário dos servidores juntamente com o corte de 25%. O intuito era retirar o dinheiro de uma área para que ele pudesse ser usado no auxílio emergencial sem influenciar o teto de gastos. Muitos colunistas do UOL se manifestaram e argumentaram que essa era uma tentativa de deixar o trabalho público ainda mais precário. 

O novo “marco fiscal” foi acertado pelo Ministro da Economia, Paulo Guedes, juntamente com o presidente do Senado e da Câmara, Rodrigo Pacheco e Arthur Lira, respectivamente. Nesta semana devem liberar mais informações sobre o caso, mas é quase acertado que o valor do novo auxílio emergencial seja de R$ 250. 

O intuito inicial do Ministério da Economia era criar um imposto para que a própria população financiasse o auxílio. Mas a ideia ficou fora de cogitação. O governo afirmou que tornará as dívidas mais flexíveis e sustentáveis. No ano de 2020, o Brasil chegou a dever R$ 700 bilhões para investidores, com gastos de auxílio e vacinas. 

A economia se encontra em situação bastante delicada, principalmente devido a Petrobrás e as altas nos combustíveis. Bolsonaro ameaçou demitir o presidente da estatal e as ações, em menos de algumas horas, caíram cerca de 5,33% devido à ameaça de colocar um militar no local. 

Tramitação acelerada e congelamento de salário

Não se sabe exatamente onde serão os cortes, mas é óbvio que devem ocorrer. Jean Paul Prates acrescentou que, ao retirar alguns pontos polêmicos e que causavam descontentamento, será ainda mais fácil ter a emenda constitucional aprovada. Um dos motivos de maior insatisfação seria o corte dos salários.

Ao corrigir alguns aspectos  como esse, ela poderia ser votada nesta semana e o auxílio já voltar em março. Caso isso não ocorra, pode demorar até 03 meses para que entrem em consenso. 

Acompanhe-nos no Facebook e Instagram para ficar por dentro das novidades!

 
Daiane Souzahttps://manchetesdodia.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Baixe Nosso Aplicativo

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui