26.9 C
Brasil
sábado, 19 junho 2021
HomePolítica & PoderCPI aprova convocação de 9 governadores, Bolsonaro pode depor

CPI aprova convocação de 9 governadores, Bolsonaro pode depor

A CPI aprovou a convocação de 9 governadores para que tenham que depor na CPI da Covid-19. Nesta quarta-feira (26), também protocolaram um pedido para que o presidente Bolsonaro também faça o seu depoimento nas investigações. 

Há hipóteses de que o mesmo pode entrar com um pedido de habeas corpus assim como Pazuello ao argumentar que é visto como réu e não como testemunha. E, dessa forma, consegue se esquivar. 

Bolsonaro é acusado internacionalmente por ser indiferente na forma como lida com a pandemia da Covid-19. E, se for comprovado, perante a CPI, que o mesmo cometeu um crime de responsabilidade, pode ficar impedido de concorrer às eleições em 2022. Sendo assim, teria mais chances dele abrir espaço para um dos seus principais concorrentes, que é o Luiz Inácio Lula da Silva. 

Wilson Lima, do Amazonas, é um dos que foi chamado para depor. Manaus sofreu com a falta de oxigênio e isso ocasionou a morte de pessoas. Pazuello argumentou, na semana passada em seu depoimento, que o governador se reuniu com o presidente Bolsonaro e ficou acordado entre os dois que a escala federal não iria interferir. E que, não pode jogar a culpa sobre o presidente pela falta de oxigênio. 

A maioria dos governadores que foram chamados são do Norte e do Nordeste. 

Leia mais: Oposição, que defende isolamento, muda discurso para ir às ruas contra Bolsonaro

CPI dos governadores

Bolsonaro já questionava os motivos pelo qual os governadores não eram investigados pela CPI já que ela deveria abranger as escalas estaduais e municipais. Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, argumentava que isso não era possível já que a CPI investiga apenas a escala federal. 

Jair acusa uma série de governadores de estarem sendo omissos durante a pandemia e de desviarem verbas. João Dória também está em sua mira. 

Leia mais: Tabata Amaral pode deixar PDT sem perder mandato

 
Daiane Souzahttps://manchetesdodia.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Baixe Nosso Aplicativo

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui