28.1 C
Brasil
segunda-feira, 14 junho 2021
HomePolítica & PoderCPI: Covas acusa Bolsonaro e diz que povo poderia ter ...

CPI: Covas acusa Bolsonaro e diz que povo poderia ter sido vacinado em 2020

Nesta quinta-feira (27), foi o dia de Dimas Covas prestar depoimento para a CPI da Covid-19 que tem o intuito de investigar quais são as omissões do governo federal durante a pandemia. O Dimas é o diretor do Butantan, órgão que também está buscando desenvolver uma vacina 100% brasileira. 

Ele argumentou que o Brasil poderia ter começado a vacinar a população ainda em 2020 se Bolsonaro não fosse negligente. 

Mandetta, que era o primeiro ministro da Saúde no começo da Covid-19, afirmou em seu depoimento para a CPI que mandou até mesmo uma carta para o presidente alertando sobre os riscos. Acrescentou, em seu depoimento, que foi pressionado para que houvesse a troca da bula do medicamento cloroquina para que aplicassem o tratamento precoce. 

Segundo Covas, somente em dezembro, já eram mais de 40 milhões de doses que estavam sendo disponibilizadas. Contudo, preferiram ignorar a Pfizer e as compras por meses até que começassem a ser pressionados para realizar a compra. 

De acordo com o chefe do Butantan, foram mais de 10 milhões de doses que poderiam ser enviadas para o Brasil no ano passado.

Teich, que foi ministro da Saúde após o ministro Mandetta, ficou apenas um mês enquanto comandava a pasta. Disse, no depoimento para a CPI, que teve que sair da pasta porque não conseguia mandar em nada e que não tinha autoridade. Em alguns momentos durante a CPI, argumentou que não estava disposto a sujar a carreira com a cloroquina. 

Bolsonaro e a CPI

Se for comprovado que Bolsonaro estava ciente das consequências da pandemia e foi omisso, pode ser impedido de conseguir se candidatar para as próximas eleições visto que será incriminado. 

Ele ainda sofre para conseguir encontrar um partido e precisa de um para a candidatura. 

Leia mais: Governo do MA multa Bolsonaro por causar aglomeração e não usar máscara

 

 
Daiane Souzahttps://manchetesdodia.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Baixe Nosso Aplicativo

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui