33.2 C
Brasil
sábado, 19 junho 2021
HomePolítica & PoderCPI: Franco diz que não compraram vacinas em 2020 porque "estavam em...

CPI: Franco diz que não compraram vacinas em 2020 porque “estavam em testes”

Durante o depoimento para a CPI da Covid-19 na tarde desta quarta-feira (09), Elcio Franco disse que não comprou a vacina no Brasil em agosto de 2020 porque elas ainda não tinham passado da terceira fase de testes e que não havia certeza de que funcionava. 

Mas que, segundo ele, logo depois de passarem as fases de teste, começaram a comprar. 

Outro ponto que Elcio Franco alerta é que a Pfizer realmente ofereceu as doses, mas que uma dos requisitos para vender ao Brasil era de que pudessem mudar o contrato a qualquer momento enquanto o governo buscava um contrato fixo

Já foi comprovado, pela CPI, que a norte-desenvolvedora havia fornecido mais de 60 milhões de doses e oferecido uma grande parte com descontos de 50% do preço. Contudo, da mesma forma, o governo ignorou mais de 53 emails. 

Em suma, o Elcio Franco foi considerado como o braço direito do governo Bolsonaro e estava atuando, em 2020, como secretário do Ministério da Saúde. 

CPI desta semana

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que não via problemas da Copa da América ser realizada no Brasil visto que não existem riscos de aumentar o número de casos. O ministro prestou o seu depoimento na terça-feira (08) durante a manhã e à tarde. 

Apesar de argumentar que sempre foi a favor das vacinações em massa e dizer que iriam vacinar mais de um milhão de pessoas no Brasil durante junho, isso não está acontecendo. Queiroga foi questionado sobre a falta de kits de intubação e disse que já comprou mais de 5,5 milhões deles mas que estão em fase de produção. 

As vacinações estão andando a passos lentos e o Brasil se aproxima a quase 50 milhões de pessoas vacinadas com uma das doses. Valor que é equivalente a quase 24%. 

O ex-governador do RJ deve prestar depoimento para a CPI assim como o governador do Amazonas. 

 

 
Daiane Souzahttps://manchetesdodia.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Baixe Nosso Aplicativo

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui