28.1 C
Brasil
segunda-feira, 14 junho 2021
HomePolítica & PoderCPI liberou datas de depoimentos até o dia 18 de junho

CPI liberou datas de depoimentos até o dia 18 de junho

A CPI da Covid-19 liberou as datas de depoimentos que devem acontecer até o dia 18 de junho. Na próxima terça-feira (08), deve ser interrogado o atual ministro da Saúde pela segunda vez, Marcelo Queiroga. No outro dia, devem interrogar Élcio Franco que foi o secretário do ministro da Saúde. 

O governador do Amazonas não deve ficar de fora e vai ser interrogado na quinta-feira (10). Os governadores haviam entrado com um pedido argumentando que a CPI era apenas federal e não deveria abranger escalas estaduais.

Contudo, o governador do Amazonas é um dos principais culpados pela falta de oxigênio em Manaus e foi acusado, por Pazuello, de estar ciente da falta de insumos e dizer que o federal não deveria intervir na situação. 

CPI e 2022

Se for comprovado para a CPI da Covid-19 que o presidente Bolsonaro cometeu crime de responsabilidade e que estava ciente de todas as consequências, ele pode ser impedido de se candidatar para as eleições em 2022.

Em suma, o seu principal concorrente até o momento vem sendo Luiz Inácio Lula da Silva, que deve participar do Partido dos Trabalhadores. Ciro Gomes já havia pedido para que o petista desistisse da candidatura e que ambos focassem os votos em um único partido, que seria o dele. A atitude foi criticada. 

Atualmente, o Brasil enfrenta cerca de 469 mil mortes pela Covid-19 e mais de 16 milhões de casos. Em suma, apenas 22% de toda a população foi vacinada, número que ainda é muito pequeno. 

Na sexta-feira (11), a CPI deve contar com depoimentos de médicos como Cláudio Maierovitch, que também foi o ex-presidente da Anvisa. O mesmo deve ser questionado se houveram pressões do presidente Bolsonaro para a troca da bula da cloroquina. Mandetta, ex-presidente da Saúde, argumenta que foi pressionado para trocar a bula e, quando se negou, foi demitido do cargo. 

 

 
Daiane Souzahttps://manchetesdodia.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Baixe Nosso Aplicativo

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui