33 C
Brasil
sexta-feira, 23 julho 2021
HomePolítica & PoderCrítica interna e externa na história existe antes do século XIX

Crítica interna e externa na história existe antes do século XIX

A crítica externa e interna da história não existe desde o século XIX, está mesmo antes de Agostinho, como é o caso de Tácito que também falava sobre a necessidade de diferenciar a verdade da mentira. Fazia uma separação aprofundada para trazer relatos que iam além de boatos. Tácito argumenta que muitos historiadores de sua época modificaram os fatos históricos em pró de suas opiniões, mas que isso não deveria acontecer.   

Separar a verdade da mentira se parece uma metáfora que é citada por Descartes em sua obra O Discurso do Método quando diz que a filosofia serve para separar a argila da terra molhada:  o mesmo serve para a teoria da história, o intuito é ajudar o historiador a encontrar e criar paradigmas, eliminar boatos e criar teses.   

A crítica pode ser vista tanto como a interna e externa quanto como moralista. A primeira se refere a uma tentativa de descobrir a veracidade da fonte histórica e, a segunda, tem o objetivo de ensinar com o decorrer dos anos. Os revoltosos da Revolução Francesa liam Tácito e argumentavam que o passado ensinava o futuro para impedir que acontecimentos ruins voltassem à tona. Eusébio de Cesareia critica a história das grandes figuras que era realizada para ensinar no futuro e diz que os pequenos povos também tinham história.

De acordo com Langlois e Seignobos, a crítica externa se trata de todo o processo de restauração de um documento enquanto a interna se trata de saber separar uma fonte equivocada e ou boato de algo que é verídico. Isso porque dois relatos diferentes podem ser verdadeiros e dependem do local e do ponto de vista ou, dois relatos diferentes podem ser falsos e mentirosos. Gaston Boissier argumenta que Tácito é um dos historiadores que se destaca entre Tito Lívio e Salústico justamente porque inclui vários pontos de vista e que mostram contradição.

 
Daiane Souzahttps://manchetesdodia.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui