18.5 C
Brasil
quinta-feira, 5 agosto 2021
HomePolítica & PoderCuba: controle da internet e falta de energia elétrica geram protestos

Cuba: controle da internet e falta de energia elétrica geram protestos

Os protestos contra o governo de Cuba, liderado pelo Partido Comunista, começaram no domingo pela manhã (11). Pela tarde, o presidente se manifestou em canais de TV e rádio para pedir que os comunistas fossem às ruas para lutar contra a oposição. É raro que partidos contra o atual possa se manifestar publicamente.

As insatisfações possuem vários motivos: 

  • O corte de linhas de internet móvel em várias regiões do país, o que deixou grande parcela da população sem acesso à internet.
  • Falta de energia elétrica, o que intensificou a insatisfação da população, principalmente aqueles que tinham crianças pequenas em casa.
  • Economia estagnada e marcada por um baixo salário mínimo. Entretanto, o valor do preso cubano é o mesmo que o dólar e é por isso que não apresenta quedas tão acentuadas.
  • Fim da chegada de turistas para Cuba devido à onda da Covid-19. Além disso, a vacinação no país anda de forma lenta com apenas 26% de toda a população vacinada com uma das doses, valor equivalente a cerca de 3 milhões de pessoas.

Cuba não é o único país com protestos!

Outros países, principalmente da América Latina e do Sul, estão eclodindo em protestos em escala nacional contra os estados autoritários que são chamados de “ditadura”.

  1. Um deles foi o Haiti que desencadeou na morte do presidente na última quarta-feira (07). A República Dominicana, que faz fronteira, fechou todas as entradas e saídas. O presidente haitiano deveria deixar o poder no dia 7 de fevereiro, mas ele tentou aplicar um golpe de estado para que isso não acontecesse.
  2. No Brasil, desde o dia 29 de maio, três protestos ocorreram em mais de 200 cidades brasileiras contra o presidente Jair Bolsonaro que conta com mais de 120 pedidos de impeachment.
  3. Na Colômbia, centenas de mortes ocorreram em protestos violentos contra a decisão do Estado em aumentar a tributação da população.

Veja também: Bolsonaro: “Que a democracia floresça em Cuba”

 
Daiane Souzahttps://manchetesdodia.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui