28.9 C
Brasil
terça-feira, 3 agosto 2021
HomePolítica & PoderCuba e diversos países estão tendo protestos contra o Estado, entenda

Cuba e diversos países estão tendo protestos contra o Estado, entenda

No último domingo (11), Cuba, que sofre com o bloqueio econômico dos Estados Unidos, teve protestos durante todo o dia: o objetivo era lutar contra o fim da ditadura e pela volta dos direitos da população que está sofrendo, durante a pandemia, com o fim do comércio do exterior que fez com que a economia estagnasse. Entretanto, não é o único país que está sendo marcado por uma onda de manifestações.

O Brasil é outro exemplo disso, desde o dia 29 de maio de 2021, 03 protestos nacionais ocorreram contra o presidente da República que contou com mais de 120 pedidos de impeachment. Outro objetivo dos encontros, organizados pelo Partido dos Trabalhadores, era de pedir a volta do auxílio emergencial de R$ 600 para toda a população.

Já na Colômbia, uma onda de insatisfações ocorreu quando o governo sugeriu realizar a reforma tributária e aumentar os impostos para otimizar a economia: a população não estava vendo o retorno dos mais variados tributos e foi às ruas. Em suma, a ideia de tributação foi anulada após uma série de mortes que ocorreram nas manifestações. Até mesmo os grupos que tinham mais condições financeiras e eram considerados como “ricos” estavam perdendo o poder de compra devido à desvalorização do dinheiro.

Além de Cuba, Colômbia e Brasil, tem mais algum?

Outro exemplo recente é o Haiti em que grupos de oposição mataram o presidente na última quarta-feira (07) porque o mesmo estava governando através de decretos e pretendia, assim como a Colômbia, aumentar os tributos, principalmente nos combustíveis. O Haiti conta com os menores índices de desenvolvimento e a moeda também sofre com a inflação acumulada acima de 25%.

- Continua Depois da Publicidade -

Por fim, também temos a Palestina que está lutando contra as invasões de Israel para a tomada de território que já dura algumas décadas e se intensificou em março.

Veja também: Raúl Castro se despede de Cuba e propõe diálogo com EUA

 
Daiane Souzahttps://manchetesdodia.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui