28.9 C
Brasil
terça-feira, 3 agosto 2021
HomePolítica & PoderCuba tem protestos contra o governo: entenda os motivos

Cuba tem protestos contra o governo: entenda os motivos

Cuba é o país conhecido pelo socialismo “fracassado”. Mas, por que isso aconteceu? A história é longa e se remete às parcerias com aos norte-americanos que usavam o país como secundário para fazer coisas que não podiam nos Estados Unidos. E, como forma de revolta ao capitalismo e a forma como eram tratados, fizeram a revolução cubana e, logo após isso, sofreram com bloqueios econômicos dos EUAs. Desde então, estão com a economia estagnada. 

Entretanto, o que já não estava sendo positivo, teve pioras com a vinda da Covid-19 que atrapalhou o turismo em Cuba, uma das principais formas de conseguirem renda. 

No último domingo (11), os cubanos foram  para as ruas aos gritos pedindo por liberdade e pelo fim da ditadura que ocorre no país. Os moradores relataram que o principal ponto vem sendo o corte da eletricidade na ilha, que ocorre pela falta de turistas. O prejuízo fica ainda pior quando os grupos possuem pessoas enfermas ou crianças em casa. 

Os protestos contra o governo estão estourando em escala nacional no ano de 2021: na Colômbia contra as reformas tributárias, no Haiti contra o presidente que estava tomando o controle a partir de decretos e intensificou a pobreza, na Palestina contra as ocupações do governo de Israel e até mesmo no Brasil para a volta do auxílio emergencial de R$ 600 e a saída do presidente Bolsonaro que conta com mais de 120 pedidos de impeachment. Agora, no mês de julho, Cuba também está se manifestando contra as atitudes e formas do governo lidar com a economia do país. 

- Continua Depois da Publicidade -

O Partido Comunista, que governa Cuba, permite apenas que os seus eleitores realizem manifestações, a oposição não pode ir para as ruas. Entretanto, no último domingo (11), apesar das manifestações começarem tranquilas, foram se intensificando no decorrer do dia. 

Veja também: Cuba: controle da internet e falta de energia elétrica são propulsores de protestos

 
Daiane Souzahttps://manchetesdodia.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui