22.9 C
Brasil
segunda-feira, 29 novembro 2021
HomePolítica & PoderDaniel Ortega conquista 4º mandato consecutivo na Nicarágua: quais os impactos?

Daniel Ortega conquista 4º mandato consecutivo na Nicarágua: quais os impactos?

Daniel Ortega conquistou, nesta segunda-feira (08), seu quarto mandato consecutivo na Nicarágua. De acordo com o jornal El País, o mesmo se trata da construção de um tirano e, já em relação ao G1, trata-se de um ataque à democracia do país. O presidente teria mandado prender ao menos sete concorrentes das eleições e outra parte deles eram desconhecidos pela população. Ele teve ao menos 75% de todos os votos do país. 

Junto à Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN), tem sua esposa, Rosario Murillo (70), como a vice-presidente do país e governam juntos. Daniel já atuou, durante a década de 70, como um guerrilheiro de esquerda que se manifestou contra o Anastasio Somoza, também conhecido por ser um  ditador. 

Ortega está há 14 anos administrando o país e vem sendo acusado internacionalmente por nepotismo ao colocar a esposa e outros parentes dentro das políticas de Nicaragua. Ao todo, era estimado inicialmente que ao menos 4,4 milhões de eleitores poderiam comparecer para votar. No entanto, apenas 65% deste número foi, durante o final de semana, para cumprir com os direitos de cidadão do país. 

Mais notícias da semana, além de Daniel Ortega

Nesta terça-feira (09), o Caixa TEM continua liberando a permissão de saque do auxílio emergencial para os grupos nascidos em maio. Vale salientar que esse é o último pagamento do Ministério da Cidadania antes da entrada em vigor do Auxílio Brasil, que deve pagar valores na faixa de 20% a mais que o Bolsa Família, que tinha a média de R$ 190. 

- Continua Depois da Publicidade -

O pagamento do novo programa está previsto para o dia 17 de novembro somente para os grupos inscritos no Cadastro Único. Por isso, é estimado que ao menos 20 milhões de brasileiros deixem de receber neste mês. Inicialmente, o Ministério da Cidadania abordou sobre a possibilidade de pagar R$ 400. No entanto, a meta fugia do teto de gastos. 

Daiane Souzahttp://visaoconfiavel.com/
Formação em jornalismo pela Uniasselvi e em história pela FURB. Amante, desde o ano de 2017, pela produção de conteúdos, notícias e redação em geral. Atualmente, trabalha como redatora da agência jornalística Visão Confiável (http://visaoconfiavel.com/).

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui