A pesquisa do DataFolha ouviu 2023 pessoas entre os dias 12 e 16 de março. Ela foi divulgada no Folha de São Paulo e mostra como os participantes avaliam o comportamento e gestão de Jair Bolsonaro durante a pandemia. Na pesquisa anterior, o valor foi de 48% e já saltou para 54% de rejeição e insatisfação.
Cerca de 22% afirmaram que o comportamento do presidente é bom. Nas outras pesquisas esse valor ficava em torno de 26%. Ao todo, 1% dos entrevistados não souberam responder as perguntas.
Leia mais: Polícia Civil vai investigar vídeo em que homem armado ameaça Lula
Bolsonaro é o principal causador das 280 mil mortes?
Bolsonaro nega a possibilidade de haver cometido crime de responsabilidade e causado as 280 mil mortes de Covid 19 pelo qual o país enfrentou em apenas um ano. De acordo com ele, foram os governadores os responsáveis já que o poder de ação foi dado sobre eles. Ano passado, a Pfizer ofereceu mais de 60 milhões de doses que foram recusadas devido a alta burocracia imposta pelo país.
Para os entrevistados, 43% acredita que o culpado disso tudo foi o presidente, enquanto apenas 6% afirma ser a população. Há ainda 17% que argumentam ser a culpa principal dos governadores. Cerca de 42% acredita que o presidente deveria ser o responsável por controlar a pandemia e que a culpa não deveria cair sobre os governadores.
A pesquisa da DataFolha ainda mostra que os governadores são aqueles que melhor combatem a pandemia e contabilizam 38% enquanto Jair Bolsonaro permanece com 16%.
Após a liberação de Lula por Fachin, uma grande parcela da população acredita que irá votar no petista. As eleições no ano de 2022 prometem um segundo turno de Lula e Jair em combate intenso nas urnas.
Leia mais: Bolsonaro: acusação de golpe contra ex-presidente da Bolívia é ‘descabida’