34.2 C
Brasil
segunda-feira, 14 junho 2021
HomePolítica & PoderDepoimento de ex-ministro Pazuello é o mais aguardado da CPI da...

Depoimento de ex-ministro Pazuello é o mais aguardado da CPI da COVID

O depoimento de Pazuello deve acontecer hoje. O ex-ministro deve abordar sobre as relações que teve com o presidente Bolsonaro durante a pandemia e dizer se houveram pressões para a compra da cloroquina ou mudança da bula.

Mandetta, ex-ministro da Saúde, afirmou que o presidente foi alertado sobre os riscos da pandemia. Teich, que assumiu a pasta depois de Mandetta e antes de Pazuello, argumentou que saiu rapidamente do governo porque viu que não teria autoridade para comandar.

Pazuello foi chamado para prestar há duas semanas, mas afirmou que não poderia comparecer porque estava com Covid-19. O que ficou ainda mais claro que estava tentando se esquivar.

No entanto, alguns dias depois, Randolfe afirmou que o ex-ministro tinha entrado com um pedido de habeas corpus para que fosse liberado e não precisasse depor.

CPI

O pedido foi recusado pelo STF, Supremo Tribunal Federal. Mourão, vice-presidente da República, defende a ideia de que Pazuello é visto como um Réu e a Constituição garante que o ministro não tem que criar provas contra si mesmo.

Os senadores da CPI consideram que Pazuello é a chave principal das investigações e que pode fornecermuitas informações sobre as formas como o governo lidava com o aumento dos casos. Todos os ministros que já deporam mostraram que Bolsonaro estava ciente da situação.

Se for comprovado que o presidente sabia dos riscos e mesmo assim preferiu ser omisso, ele pode ser condenado com crime de responsabilidade. E, dessa forma, pode ficar impossibilitado de concorrer às eleições em 2022. 

Jair já pediu para Pacheco para que as investigações fossem realizadas em escala municipal e estadual. No entanto, o pedido foi negado visto que a CPI, segundo a Constituição, é apenas federal.

Leia mais:

 
Daiane Souzahttps://manchetesdodia.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Baixe Nosso Aplicativo

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui