26.9 C
Brasil
sábado, 19 junho 2021
HomePolítica & PoderAbolição da escravatura: Brasil 133 anos depois

Abolição da escravatura: Brasil 133 anos depois

ABOLIÇÃO: O dia 13 de maio faz parte das origens do povo brasileiro, quando foi instalada a lei Áurea. No entanto, os escravos não tiveram tanta sorte: muitos passaram fome, não tinham onde morar e sequer conseguiam empregos.

O que foi feito em relação a isso? Quase nada. A abolição foi apenas para diminuir as tensões que estavam impostas pela Inglaterra, que queria vender para os negros mas que não conseguia porque não tinham rendas. 

Após 133 anos da escravidão, ficou ainda mais claro que o país é dominado pela elite branca até os dias atuais. Mesmo com o sistema de cotas e os benefícios sociais, ainda não foi possível igualar os dois em privilégios. 

O racismo ainda se faz presente em nossas rotinas. E, de acordo com o site Escravo Nunca Mais, existem 4 tipos de escravidão na modernidade, como aquela provocada por dívidas, condições degradantes, jornada exaustiva e trabalho forçado. 

Escravidão e abolição

Vale ressaltar, entretanto, que existem as mais variadas formas de ocorrer a escravidão e ela depende também do contexto histórico em que se vive. Por exemplo, em Roma Antiga, grande parte da população já havia sido escrava e continua impactando a economia do império. Tiveram mudanças  profundas e culturais por isso. 

Os escravos, depois dos trabalhos e de serem liberados, podiam continuar a trabalhar normalmente para si e para outros.

Já na Grécia, aqueles que eram escravos tinham que viver como estrangeiros e não eram mais aceitos na sociedade de forma tão positiva. 

A escravidão brasileira e norte-americana funcionou de forma completamente diferente. De acordo com o Decreto Lei n° 2.848, de 1940, aquele que fornece a outro a condição de escravo pode ser sujeito a multa e prisão de 02 a 08 anos.

Leia mais:

 

 
Daiane Souzahttps://manchetesdodia.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Baixe Nosso Aplicativo

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui