28.8 C
Brasil
quinta-feira, 5 agosto 2021
HomePolítica & PoderGolpe Dilma Rousseff: foi ou não? Entenda como ocorreu

Golpe Dilma Rousseff: foi ou não? Entenda como ocorreu

Dilma Rousseff acusa de ter sofrido com golpe no ano de 2016. De acordo com a ex-presidente, somente nos três primeiros meses de governo já haviam pedidos de afastamento e a recusa em aprovar os projetos. Acrescenta que estavam tentando enquadrar o país em uma rotina liberal após anos de dominação da esquerda: os neoliberais já haviam perdido em mais de 04 turnos e decidiram se revoltar no governo da primeira mulher brasileira. 

Um dos primeiros passos foi a aprovação de medidas que encareciam as ações do governo e que não traziam o retorno desejado. Os deputados começaram a recusar todos os projetos relacionados à esquerda e nada era aprovado. Somente no dia 12 de maio de 2016, o Senado havia aprovado um documento com 55 votos a favor e 22 contra o impeachment. No dia 31 de agosto ocorreram outras votações das quais iriam derrubar de vez o governo. 

Como consequência, o país passou a sofrer com a decadência econômica do golpe. Outros países vizinhos passaram a enxergar o Brasil como sinônimo de retrocesso. 

Dilma Rousseff: A sabotagem da Revolução Industrial

O termo “sabotagem” derivou-se de “sabota”, que eram sapatos de madeira com couro usados nas fábricas durante a Revolução Industrial. Quando os funcionários estavam insatisfeitos com as medidas do patrão e queriam realizar greves, inseriam esses sapatos no meio das engrenagens do maquinário para que estragasse o que estava funcionando bem.

- Continua Depois da Publicidade -

Algo parecido ocorreu em 2016 em que mais de 40 dos que votaram a favor do impeachment sofreram com investigações do STF por desvio: todos votaram contra o governo que realizava as investigações sobre eles. Deixaram de aprovar os projetos e começaram a viabilizar metodologias liberais. Muitos protestos são realizados e argumenta-se que não há como cometer um impeachment sem que haja um crime de responsabilidade. 

Leia mais: Flávio Bolsonaro tem mansão com valor de 4 vezes o que foi declarado em 2018

 
Daiane Souzahttps://manchetesdodia.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui