28.1 C
Brasil
segunda-feira, 14 junho 2021
HomePolítica & PoderElcio diz que Corona Vac não foi aceita porque "não era transparente"

Elcio diz que Corona Vac não foi aceita porque “não era transparente”

Elcio Franco argumenta que recusaram a Corona Vac, produzida na China, porque ela estava em fase de testes e não tinha a tecnologia buscada pelos brasileiros. De acordo com ele, o Ministério da Saúde teve que optar pela Astrazeneca porque era a alternativa mais tecnológica que encontraram. 

Os senadores então citaram os momentos em que o presidente Bolsonaro citava frases contra a China e as ideologias, argumentando também que o vírus foi criado pelos orientais. 

Quando Elcio Franco teve que explicar o porquê de ressaltar tanto que a Astrazeneca ser mais “transparente” que as outras vacinas, ele disse que nenhuma das outras se encaixava na legislação do Brasil tanto quanto ela, que era preciso tomar cuidado porque é um campo pouco conhecido. 

“Ela foi transparente acompanhada pela consultoria jurídica. Houve, inclusive, vídeo transferência (…) é uma legislação pouco conhecida (..) e nós contamos com o apoio técnico do Ministério da Economia e do Ipea para podermos chegar nesta parceria. (…) Essa reunião com os ministros do TCU, além dos acordos (…) vários outros órgãos poderiam acessar os nossos processos.”

O Ministério da Economia, que é liderado por Paulo Guedes, já foi acusado por ex-ministros da Saúde de não estar investindo da forma correta na compra das vacinas e envio de verbas. 

Elcio Franco

Para se defender, Elcio disse que as negociações estavam sendo transparentes e que apenas não aceitavam a Corona Vac por não estar dentro do que procuravam e não ter sido testada até o momento que tinha sido oferecida. Disse, ainda, que qualquer órgão poderia acessar as documentações se fosse necessário. 

Elcio Franco e o governo Bolsonaro são acusados de rejeitar algumas vacinas devido a origem das mesmas como desculpa de que elas estavam em testes. 

O depoimento do Elcio Franco pode ser visto ao vivo através do TV Senado no Youtube. Atualmente, são mais de 22 mil pessoas assistindo. 

 

 
Daiane Souzahttps://manchetesdodia.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Baixe Nosso Aplicativo

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui