21.5 C
Brasil
sexta-feira, 3 dezembro 2021
HomePolítica & PoderENEM: INEP estaria contratando professores que defendem o governo para elaborar prova

ENEM: INEP estaria contratando professores que defendem o governo para elaborar prova

De acordo com o Estadão, o INEP, que é responsável pela elaboração das provas do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, teria tentado contratar professores a mais, por fora do edital, para atuarem no ano de 2021 com a organização das questões. Na lista, a maioria deles são defensores do atual governo Bolsonaro e se manifestam publicamente sobre isso. 

Ainda nesta sexta-feira (19), funcionários e servidores acusam o governo federal, inclusive o presidente da República, Jair Bolsonaro, de assédio moral e tentativa de alterar questões e termos da prova, que está prevista para acontecer no dia 21 de novembro em sua primeira fase. A acusação afirma que Jair pressionou servidores a retirar o termo “Golpe de 1964” para utilizar “Revolução”. 

Desde a entrada de Bolsonaro para a presidência, a prova vem tendo alterações visíveis: no ano de 2019, houve o excesso de perguntas sobre filosofia e religiosidade, retirando outros temas que também são importantes para a filosofia e sociologia, como machismo ou desigualdade social. No ano de 2020, quando a prova foi realizada em janeiro de 2021 com atraso devido à pandemia da Covid-19, houve uma diminuição expressiva de questões que estavam sendo voltadas para história. 

Enem 2021

Bolsonaro também fez críticas, neste ano, sobre a questão que abordava sobre desigualdade de gênero e citava Marta e Neymar.  Marta, de acordo com o enunciado, teria conquistado mais prêmios ao país que o jogador brasileiro. No entanto, tem o salário comparativamente menor. 

- Continua Depois da Publicidade -

O Enem 2021 está previsto para ocorrer no domingo (21) a partir das 13h30. O fechamento dos portões ocorre já a partir das 13 horas. Por isso, é importante chegar com antecedência. Leve consigo caneta preta de fundo transparente. Nas atuais versões, a caneta azul não está mais sendo aceita. Não esqueça de levar consigo um documento com foto como é o caso do RG ou CNH. 

Daiane Souzahttp://visaoconfiavel.com/
Formação em jornalismo pela Uniasselvi e em história pela FURB. Amante, desde o ano de 2017, pela produção de conteúdos, notícias e redação em geral. Atualmente, trabalha como redatora da agência jornalística Visão Confiável (http://visaoconfiavel.com/).

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui