32.5 C
Brasil
sábado, 27 novembro 2021
HomePolítica & PoderFachin suspende lei de Rondônia que proíbe linguagem neutra, projeto ainda está...

Fachin suspende lei de Rondônia que proíbe linguagem neutra, projeto ainda está em vigor em SC

Fachin suspendeu a lei de Rondônia que proibia o uso de linguagem neutra nas escolas entre os alunos e professores. E, como argumento para a suspensão, citou a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee) que garante aos falantes da língua portuguesa a liberdade de expressão e sem preconceitos de gênero, raça ou qualquer outro fator. 

No entanto, apesar da lei ter sido suspensa em um estado, ainda está em vigor em Santa Catarina, que é liderada por Carlos Moisés. O governador foi, recentemente, investigado sobre a possibilidade de desviar verbas sobre os respiradores durante a pandemia da Covid-19, que deixou mais de 610 mil mortos e cerca de 21 milhões de casos registrados. O projeto inicial havia sido criado pela historiadora e anti-feminista Ana Caroline Campagnolo.

O relator ainda argumenta que, em relação ao estado de Rondônia, o STF, Supremo Tribunal Federal, já determinou que não deve existir a desigualdade de gênero, independente do lugar, seja nas escolas, ruas ou estabelecimentos. 

Fachin: Linguagem Neutra ainda é tema polêmico na redação do ENEM 2021

A linguagem neutra ainda é um tema polêmico na redação do Enem, Exame Nacional do Ensino Médio, que está previsto para ocorrer no dia 21 de novembro. O tema não foi liberado. A prova começa a partir das 13h30 em todos os estados de acordo com o horário de Brasília e tem a segunda fase no dia 28 de novembro.

- Continua Depois da Publicidade -

Professores da área de letras argumentam que, por ser um assunto delicado, é recomendado evitar e optar pela norma culta da língua portuguesa. Assim, não se corre o risco de ser eliminado e perder a chance de usar a nota para o FIES (Fundo de Financiamento Estudantil), SISU ou PROUNI. Em ambos os três casos, é necessário tirar nota superior a 0 no texto. 

Daiane Souzahttp://visaoconfiavel.com/
Formação em jornalismo pela Uniasselvi e em história pela FURB. Amante, desde o ano de 2017, pela produção de conteúdos, notícias e redação em geral. Atualmente, trabalha como redatora da agência jornalística Visão Confiável (http://visaoconfiavel.com/).

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui