25.4 C
Brasil
terça-feira, 27 julho 2021
HomePolítica & PoderFeita para eleger Lula em 1989, novela está de volta e pode...

Feita para eleger Lula em 1989, novela está de volta e pode ter a mesma ‘missão’ esse ano

O “Salvador da Pátria” começou a ser exibido pelo Canal Viva no dia de ontem (12). Antes do presidente Lula recuperar os direitos políticos após Fachin julgar que Moro foi parcial, a novela já estava programada para começar a passar em 2020 mas nunca havia começado. Somente agora, com a liberação do petista e um ano antes das eleições, que o Salvador da pátria voltou ao ar.

A novela foi acusada de fazer apologia, no ano de 1989, à trajetória de Lula durante a ditadura militar. Aquele ano foi a primeira eleição após de anos de militares dominando o poder. 

Durante a trama, Lauro César Muniz  argumenta que teve que pedir a interferência direta da Globo. Apesar da ditadura já ter acabado, a censura ainda se fazia presente nos canais de mídia como TV e jornal.

Naquela época, o governo teria interpretado que Sassá Mutema (Lima Duarte) seria o próprio Lula sendo interpretado na novela e pediu logo que ocorresse uma intervenção. De acordo com o governo federal, a trama fazia apologia à esquerda e comunismo, era perigosa para a população e ainda mais com o nome de “Salvador da Pátria”. 

Salvador da Pátria e Lula

- Continua Depois da Publicidade -

Ela é uma novela que foi ao ar no ano de 1989 desde o dia 09 de janeiro até 12 de agosto do mesmo ano. O enredo começa com o homem mais poderoso da cidade, Severo Toledo Blanco, que escolhe um boia-fria para se casar com sua amante e conseguir despistar a sua esposa.

Entretanto, esse fato logo chegaria a Juca Pirama que iria explorar ainda mais a situação.  Gilda, a mulher de Severo, começa a partir para as investigações até que se tem o desfecho da trama com descobertas inimagináveis. 

Leia mais:

 
Daiane Souzahttps://manchetesdodia.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui