25.8 C
Brasil
quinta-feira, 15 abril 2021
Home Política & Poder Fernando Haddad: quem é, biografia e formação

Fernando Haddad: quem é, biografia e formação

Fernando Haddad é um advogado e professor de Ciência Política na USP. Ele nasceu na cidade de São Paulo, em 25 de janeiro de 1963, e é filiado ao PT (Partido dos Trabalhadores). Destacou-se politicamente por ter sido Ministro da Educação entre os anos de 2005 e 2012, pelos governos de Lula e Dilma, além de prefeito de São Paulo entre os anos de 2013 e 2016.

Além disso, Haddad é bacharel em direito, doutor em filosofia, tem mestrado em economia, e ainda tem uma longa experiência na área de finanças, devido aos anos em que atuou como analista de investimento do Unibanco e como Secretário de Finanças e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de São Paulo.

Ele também é bastante conhecido por ter implementado o Projeto de Lei que criou as PPPs (Parcerias Público-Privadas), além de ter expandido o ensino superior e ter o seu nome sempre vinculado ao Prouni e à utilização da nota do ENEM para a obtenção do ingresso nas universidades.

Fernando Haddad: Perfil político

Fernando Haddad é considerado um político moderado, conciliador, capaz de atrair votos da classe empresarial e de outros setores avessos ao perfil progressista e de esquerda do Partido dos Trabalhadores.

Ademais, ele é o exemplar típico de um político de classe média, ligado à Igreja Ortodoxa, e descendente de pais libaneses que chegaram ao Brasil pouco antes de ele nascer.

Considerado um intelectual de esquerda, Haddad coleciona críticas e elogios às suas iniciativas políticas. Se por um lado ele é elogiado como um dos melhores Ministros da Educação da história, por outro é tido como um dos piores prefeitos da história de São Paulo, já que conseguiu a façanha de nem sequer chegar ao 2º turno quando candidatou-se à reeleição em 2016, após 4 anos de mandato.

Haddad também foi alvo de duas ações por improbidade administrativa, mas apesar de ter sido absolvido em ambas, continua tendo o seu nome sempre vinculado aos escândalos de corrupção do PT.

 

Leia mais: Bolsonaro veta projeto que daria internet grátis a alunos e professores

 

Baixe Nosso Aplicativo

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui