34.6 C
Brasil
sábado, 31 julho 2021
HomePolítica & PoderGoverno Lula: O que foi, feitos e características

Governo Lula: O que foi, feitos e características

O Governo Lula estendeu-se de 1º de janeiro de 2003 a 1º de janeiro de 2011, e foi marcado por um surpreendente crescimento econômico com inclusão social, mas também por graves denúncias de corrupção.

Luiz Inácio Lula da Silva venceu a eleição numa disputa contra o candidato do PSDB, José Serra, obtendo um total de 61% dos votos, após três tentativas frustradas nos anos de 1989, 1994 e 1998. Ele ascendeu à presidência da república, na opinião de alguns, por conta da desilusão do brasileiro com o chamado “neoliberalismo” de Fernando Henrique Cardoso. 

No entanto, muitos ainda viram o seu governo com uma certa desconfiança, em razão das suas origens marcadamente socialistas e ligadas aos principais movimentos revolucionários ao redor do mundo.

Governo Lula: principais características

Dentre as principais características do Governo Lula, podemos destacar o fato de ele ter dado continuidade a alguns alicerces do governo Fernando Henrique, como a consolidação do Real e o controle da inflação.

- Continua Depois da Publicidade -

Ademais, ele caracterizou-se por manter o crescimento do PIB em torno de 4%, talvez só comparado ao chamado “milagre econômico brasileiro” do período entre 1968 e 1973, com médias de 4,5%.

Outras características marcantes do seu governo foram a ascensão da classe C no Brasil, a criação de mais de 10 milhões de empregos, além da manutenção de um aumento do salário-mínimo em torno de 60%.

Porém, na contramão desses dados positivos, o Governo Lula também foi marcado por um dos maiores casos de corrupção da história do país, o chamado “mensalão”, que em poucas palavras pode ser resumido como um escândalo de compra de votos no Congresso Nacional.

Ao final, conseguindo impedir um provável processo de Impeachment, o governo terminou como talvez aquele que mais incluiu as classes menos favorecidas; porém, na opinião de muitos, graças a um crescimento que teve como pano de fundo a corrupção e a degradação moral do país.

 
Daiane Souzahttps://manchetesdodia.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui