33 C
Brasil
sexta-feira, 23 julho 2021
HomePolítica & PoderHaiti: entenda a cronologia de acontecimentos até essa segunda-feira (12)

Haiti: entenda a cronologia de acontecimentos até essa segunda-feira (12)

Na última quarta-feira (07), grupos de oposição invadiram a casa oficial do presidente do Haiti e assassinaram ele e a primeira dama a tiros. O acontecimento foi justamente na semana em que o interino Joseph deveria ser trocado de cargo. O mesmo, na quarta-feira (07), declarou o estado de sítio e tentou definir algumas posições perante o estado.

Para alguns sites de conspiração, Joseph estaria a mando do assassinato para que continuasse no cargo de interino antes de ser trocado. Entretanto, há poucas possibilidades de que isso tenha realmente acontecido.

Os Estados Unidos, junto ao presidente Biden, se manifestaram e argumentaram que iriam buscar pelos culpados para trazer paz e liberdade a o Haiti. O papa, no mesmo dia, fez um discurso dizendo que nada poderia ser resolvido com base em violência.

Nesta segunda-feira (12), o caso voltou a ser atualizado e descobriu-se um possível mandatário do crime que ocasionou em assassinato: Charles Emmanuel Sanon, de 63 anos, foi visto entrando em um avião com pertencentes políticos sendo acusado de ter pago os grupos de oposição para realizarem o crime. Sanon vive nos Estados Unidos.

- Continua Depois da Publicidade -

Ele contratou colombianos (já no dia do assassinato descobriu-se que os criminosos falavam espanhol), através de uma empresa venezuelana.

Crise política no Haiti

A crise política no Haiti dura há mais de uma década. Foi em 2010 que um terremoto devastou o país em escala de grau 7. Muitas pessoas perderam suas casas sido estimado que mais de 1 milhão delas vivam em casas precárias ou na rua, a população é de 11 milhões.  A economia enfrentava uma estagnação da moeda com inflação acumulada em 25%, maior que a brasileira que está em 8,06%.

Outro ponto que vinha causando preocupação entre os habitantes do país era sobre as vacinações contra a Covid-19: apesar do número de infectados, não haviam negociado, até o momento, nenhuma compra.

Veja também: Crise política: confira outros países, além do Haiti, que passam por conflitos

 
Daiane Souzahttps://manchetesdodia.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui