28.9 C
Brasil
terça-feira, 3 agosto 2021
HomePolítica & PoderHaiti: papa Francisco se manifestou publicamente sobre assassinato

Haiti: papa Francisco se manifestou publicamente sobre assassinato

O papa Francisco se manifestou publicamente após o assassinato do presidente do Haiti, Moise. Ele argumentou que espera que o futuro seja fraternal e que condena qualquer tipo de violência como forma de resolução para qualquer tipo de crise e de conflito.  Em suma, também enviou as condolências para a esposa do presidente que foi assassinado, visto que ela também foi baleada. 

Na última quarta-feira (07) durante a madrugada, um grupo de oposição do governo invadiu a casa de Moise e o baleou. De acordo com o interino Joseph, que deveria sair nesta semana do cargo, as pessoas falavam espanhol sendo que a língua oficial do país é o crioulo e também o francês. 

O que se sabe sobre o Haiti?

Várias notícias foram soltadas na mídia sobre a verdadeira situação do Haiti. Nós separamos alguns pontos importantes para que você entenda a situação econômica e sanitária dos haitianos: 

  • O país, até o momento, não havia comprado nenhuma dose da vacina da Covid-19 e, mesmo assim, a população estava enfrentando um leve pico de casos. 
  • Sofreram em 2010 com um terremoto de escala 7, o que fez com que a população perdesse suas casas e formas de sustento. Até os dias atuais não conseguiram se recuperar do prejuízo. 
  • O Haiti tem um dos índices de desenvolvimento mais baixos de todo o mundo, ocupando a escala de 170 dentre os 181 países. Da população de 14 milhões de pessoas, cerca de 1,6 milhões delas são desabrigadas. 
  • O presidente havia tentado alterar a constituição do país para que continuasse governando por mais tempo. Os policiais informaram que houve uma tentativa de golpe de estado “frustrada”. Em suma, ele estava governando com base em decretos. 
  • Nesta semana, o interino Joseph deveria sair do cargo para que ocorresse a substituição. 
  • A moeda do Haiti custa apenas R$ 0,05 enquanto no quesito dólar é US$ 0,01. A inflação acumulada em 2019 era de 15%. 

Leia também: Como Jovenal Moise, presidente do Haiti, conseguiu tomar a presidência?

 
Daiane Souzahttps://manchetesdodia.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui