28.9 C
Brasil
terça-feira, 3 agosto 2021
HomePolítica & PoderHaiti: suspeitos de assassinato são presos na última noite (07)

Haiti: suspeitos de assassinato são presos na última noite (07)

Suspeitos de assassinato do presidente do Haiti foram presos na última quarta-feira (07). Ao todo, foram 4 pessoas que eram suspeitas de assassinar Jovenel Moise. Os Estados Unidos havia se manifestado sobre a situação e disse que iria trazer liberdade e paz para o país ao investigar o caso. 

Moise foi morto em sua casa por uma das mais de 60 gangues de oposição que o Haiti tinha. O presidente deveria ter saído do cargo já no dia 07 de fevereiro mas estava criando decretos e tentando aplicar o golpe de estado para que conseguisse ficar por mais tempo. 

Nesta semana, Joseph deveria sair dos ministérios para que fosse substituído e algumas teorias apontam que ele tenha participado e se envolvido com as gangues para que continuasse como interino e realizasse o estado de sítio.  Em suma, nesta semana outro interino iria ocupar seu cargo e ele deveria sair. Mas, imprevistos ocorreram antes da sucessão. Joseph disse que o ato foi odioso. 

O grupo que assassinou o presidente falava espanhol enquanto as línguas oficiais do país são o crioulo haitiano e também o francês. 

Haiti e a crise política

- Continua Depois da Publicidade -

Em suma, o Haiti vive uma grande crise política e econômica em que a moeda passa por uma grande desvalorização, custando na faixa de US$ 0,01 ou R$ 0,05. A inflação acumulada chegava a mais de 25% e o país pretendia aumentar o valor dos impostos sobre combustíveis para pagar a dívida que tinha com alguns empréstimos. Fontes indicam que o aumento seria de 44%. 

O presidente, que estava aumentando os tributos e governando por decretos, já não era tão aprovado quanto antes e uma série de protestos estava estourando na região. A República Dominicana fechou as fronteiras até que o caso fosse solucionado e a onda de violência diminuísse. 

O Haiti também é um dos 5 países que nunca compraram nenhuma dose da vacina da Covid-19. 

Leia também: Haiti tem inflação acumulada em mais de 25% e moeda desvaloriza

 
Daiane Souzahttps://manchetesdodia.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui