24.4 C
Brasil
quinta-feira, 6 maio 2021
Home Política & Poder "Havia rumores de que Bolsonaro havia tentado - um autogolpe", diz New...

“Havia rumores de que Bolsonaro havia tentado – um autogolpe”, diz New Yorker

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva compartilhou, em suas redes sociais, uma publicação do New Yorker com uma fotografia de capa com pessoas cavando buraco para enterros. De acordo com a notícia, o Brasil já está em segundo lugar em quantidade de mortes, perdendo apenas para os Estados Unidos no governo de Donald Trump. O jornal New Yorker culpa o presidente Bolsonaro e seu negacionismo. 

“Havia rumores de que Bolsonaro havia tentado – um autogolpe”, diz New Yorker. Em suma, se referem à tentativa do presidente da República de trocar o ministro da Defesa. Fontes do UOL e de outros jornais afirmam que Jair estaria pressionando o ministro a pedir o estado de sítio. 

Após demitir o ministro da Defesa por não conseguir o que desejava, os três comandantes das Forças Armadas teriam pedido a demissão afirmando que não aceitariam o golpe. Naquela mesma semana, houveram partidos que criaram projetos que dariam mais liberdade para o Executivo, comandado por Bolsonaro, e retiraria o equilíbrio entre os três poderes em situação de crise sanitária. 

Bolsonaro e o autogolpe

A esquerda e a oposição argumentam que essa foi uma tentativa de golpe para que conseguisse acionar o estado de sítio e, enfim, comandar o país sem ser limitado. O jornal New Yorker pensa da mesma forma e adiciona as mais de 358 mil mortes que já ocorreram em pouco mais de um ano de pandemia. 

Atualmente, as Forças Armadas, cujos três comandantes pediram a demissão em conjunto em contestação ao presidente, já possuem comandantes. 

Bolsonaro agora enfrenta o Orçamento de 2021 que está acima do Teto e precisa de cortes. Ele já foi recomendado a recusar ou deixar nas mãos de Arthur Lira  porque pode ser condenado por crime de responsabilidade. Ele tem até o dia 22 de abril para resolver o caso. 

Leia mais: Lula: “vamos superar esse acidente chamado Bolsonaro”

 
Daiane Souza
Daiane Souzahttps://manchetesdodia.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Baixe Nosso Aplicativo

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui