33 C
Brasil
sexta-feira, 23 julho 2021
HomePolítica & PoderHistória: conflitos entre vários pontos de vista e ciência auxiliar

História: conflitos entre vários pontos de vista e ciência auxiliar

História: Durante a Ditadura, os que mais abordam sobre as influências negativas são aqueles que viviam em cidades maiores e urbanas, enquanto quem vivia em sítios afastados não sentiram as diferenças de forma tão intensa quanto os primeiros.

Ambos os grupos viveram no mesmo período, mas em contextos diferentes e isso não quer dizer que a certeza de um anula a de outro.  Quando se observa apenas um lado porque parece estar certo e excluímos, neste caso aqueles que dizem que não houve violência na Ditadura porque viviam em sítios, corremos o risco de montar narrativas excludentes.  

Para estudar esse tema em específico, foi necessário que se optasse por um campo de estudo diferente daqueles que se aprofundam em Roma antiga e grupos marginalizados como Fábio Duarte Joly. O tipo de documento e “ciências auxiliares” variam visto que são várias áreas diferentes. A teoria da história também entra em ação neste caso: os temas escolhidos são de relevância para a atualidade e o objeto de estudo varia.

História e ciência auxiliar

O que os historiadores estudam atualmente não tem o mesmo foco que os temas estudados há 100 ou 200 anos atrás, ou seja, o tema estudado depende do contexto em que vive o historiador.   

- Continua Depois da Publicidade -

Então, o historiador deve saber como escolher a sua metodologia para alcançar os seus objetivos e responder às suas questões que foram criadas através do “não neutro”. Em alguns casos, será necessário aprender a ler outras línguas ou interpretar escritas de anos antes do nosso e, em outros, isso não é necessário.

A teoria da história também ajuda a definir esses procedimentos e como fazer o uso das ciências. Ao estudar sobre a influência da Covid-19 na economia brasileira no século XXI, o historiador deve entender sobre a influência do dólar e da inflação, que chegou a mais de 8,06% durante o mês de maio de 2021, mas isso não será necessário para aqueles que desejam estudar a economia Romana na época em que Nero era imperador. Dessa forma, sabe-se que a forma de estudo é diferente e varia de acordo com o tema em foco.   

 
Daiane Souzahttps://manchetesdodia.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui