28.9 C
Brasil
terça-feira, 3 agosto 2021
HomePolítica & PoderHistória e historiador: uma série de paradigmas

História e historiador: uma série de paradigmas

A nossa forma atual de fazer história também tem métodos e possui objetivos, no entanto, não funciona de forma exata e presa em uma caixa. Não há formas de definir um único resultado devido a guerra dos paradigmas: são várias teorias que discutem entre si e, diferente da química e física que são testados dentro de um laboratório frente a frente, não é possível fazer isso com a história.   

O historiador não consegue reviver o passado, viver frente a frente com a Revolução Francesa ou Cubana. Muito diferente disso: sua tentativa é de interpretar e entender, mas dificilmente verá frente a frente os resultados como o cientista.

Mesmo que o historiador tente entender um fato ao qual viveu e esteve presente: são tantos acontecimentos inter relacionados que se torna impossível saber todas as falas, documentos e participantes, mesmo que se tenha vivido na mesma época. O historiador “não é Deus” para ver tudo de cima: ele é limitado pela geografia, por suas fontes e pelo seu tempo.  

O historiador que tenta abordar sobre o Impeachment da Dilma pode ter lido documentos e visto as sessões de votações, contudo, não esteve presente em todos os bastidores, não viu de cima todos os contextos e falas. Um único acontecimento poderá refletir uma série de análises. 

- Continua Depois da Publicidade -

 O historiador precisa interpretar as informações que possui. Mas um cientista, ao tentar definir qual o resultado da mistura de ácido clorídrico com hidróxido de sódio, basta que utilize os béqueres e outros materiais de seu laboratório juntamente com algumas fórmulas químicas de balanceamento e já será possível até mesmo nomear o resultado dessa nova interação. E, se o processo for realizado em laboratório brasileiro e em um japonês, o resultado será o mesmo.   

Além disso, vale ressaltar que não existe neutralidade no discurso em vários quesitos.

 
Daiane Souzahttps://manchetesdodia.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui