20.4 C
Brasil
quinta-feira, 5 agosto 2021
HomePolítica & PoderHistória é neutra? O próprio tema de estudo já diz muita coisa!

História é neutra? O próprio tema de estudo já diz muita coisa!

Pensadores como Langlois e Seignobos começaram a criar formas de como deveria ser a história na obra “Introdução aos estudos históricos”. Os dois abordam sobre como lidar com os documentos – que na perspectiva dos autores era apenas escrito – e realizar os fichamentos.

De acordo com a teoria, o historiador deveria ser neutro perante os fatos, mas, ao mesmo tempo, realizar a crítica interna e externa para descobrir qual a veracidade de cada documento. A crítica, neste caso, não seria a moral como é uma das previstas por Tácito, mas a veracidade.  

 No entanto, a neutralidade não é possível no discurso histórico: até mesmo na escolha do tema a ser estudado se leva em consideração ideologias e formas que o historiador foi criado e educado. Não é possível falar sobre os conflitos entre Palestina ou Israel sem tomar um lado ou sentir pesar por mais de 1500 feridos em duas semanas de conflitos intensos de Gabas que começaram no início de maio de 2021.  

O historiador toma um lado, por mais que tente parecer neutro. Aristóteles, em sua obra Ética a Nicômaco, argumenta que o discurso neutro pode ser doloroso para a maioria das pessoas, e realmente o é, principalmente para historiadores. No livro, o filósofo aborda sobre os seus conceitos de justiça e do que seria a amizade, em alguns momentos torneia assuntos delicados e que também são considerados como tabus nos dias atuais, como o suicídio.

- Continua Depois da Publicidade -

Para o historiador Marc Bloch, a história não é neutra. Além disso, o historiador discorda do pensamento vindo de Langlois e Seignobos em relação aos documentos históricos. O que se faz quando não há escrita? Existem muitas formas de estudar o passado e pode-se preencher as lacunas através da cultura material e até mesmo do lixo. Marrou compartilha do mesmo pensamento.   

Nos acompanhe para saber mais.

 
Daiane Souzahttps://manchetesdodia.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui