24.9 C
Brasil
segunda-feira, 26 julho 2021
HomePolítica & PoderHistoriadores tentam definir quando houve a passagem da pré história para história

Historiadores tentam definir quando houve a passagem da pré história para história

A autora Sophie aborda sobre a passagem da pré-história para a história no Egito e tenta responder se ocorreu de forma pacífica ou através de guerras. A mesma parece considerar como pré-história o tempo em que os egípcios não tinham a escrita. 

Se basear na escrita para definir o que seria o “pré” sem levar em consideração outros documentos– e a história se faz deles – além dos textos, é um pensamento se faz semelhante às teorias dos positivistas Langlois e Seignobos.  Se formos seguir a mesma linha de raciocínio, o Brasil teria passado pela pré-história até a chegada de Portugal e o registro da Carta de Caminha. Para Bloch, existem outros pontos a se levar em consideração para a definição de documento que vão além do sistema escrito, mas engloba todas as provas de existência humana.  

História e escrita

Desde o começo da escrita, a mesma já era utilizada para várias funções. Mostrava-se crucial para a administração e apresenta uma característica semelhante à que temos atualmente: a necessidade de registro.  

Atualmente, todas as ações políticas e econômicas são profundamente registradas e guardadas em bancos de dados que são espalhados em vários países. Para apagar um simples registro, é necessário destruir todos esses bancos. Assim como na modernidade o registro é crucial, o mesmo serve para o Egito.  O escrever influenciou os calendários para a agricultura, uma das principais atividades do Egito e que envolveu grandes desenvolvimentos e a forma de subsistência dos povos.  

- Continua Depois da Publicidade -

Desde a primeira dinastia, os documentos com hieróglifos já mostravam relações complexas com os impostos que eram cobrados durante a festa de “Hórus”. A organização administrativa já estava instalada desde a época tinita.  

O faraó não é Deus, mas é visto como a figura de Deus na terra: aquele que era o principal responsável por espalhar as cheias do Nilo.  

 
Daiane Souzahttps://manchetesdodia.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui