25.8 C
Brasil
quinta-feira, 15 abril 2021
Home Política & Poder Inflação: o que é e como ocorre? Veja como funciona

Inflação: o que é e como ocorre? Veja como funciona

A inflação se trata de um processo monetário que se trata do aumento contínuo dos preços. Isso pode ocorrer por inúmeros motivos, especialmente pela desvalorização de uma determinada moeda que, neste caso, trata-se do real.

A desvalorização pode acontecer pela alta quantidade de dinheiro em circulação no mesmo tempo: quanto menos estiver circulando em alta quantidade, menor será a inflação. Entender ela é relevante para muitas áreas, principalmente para quem trabalha com varejo ou economia. 

Leia mais: Congelamento do salário de servidor fica fora do marco fiscal

Como funciona a inflação?

Durante o processo inflacionário, é comum que ocorram divergências entre a procura e demanda pelos produtos. A ocorrência se deve por inúmeros motivos que não são positivos nem para empresários e muito menos para o governo. 

Leia mais: ICMS: o que é e para o que serve? Entenda o aumento de combustível

Se a oferta e procura fosse alterada de forma proporcional, as consequências não seriam negativas, mas não é isso que ocorre. De acordo com o IBGE, no ano de 2020 ela terminou em alta de 4,55%. Em 2015 foi a maior desde 2002, chegando aos seus 10,67%. 

Tipos de inflação

Existem muitos tipos, mas a mais comum é a de demanda, neste caso se envolve o aumento de renda ou gastos públicos que faz o dinheiro circular em altos volumes, desvalorizando e tornando o dólar mais caro.

Leia mais: Petrobras perderá R$ 100 bilhões em valor de mercado com intervenção

No caso de Custo, todos os danos são repassados para o consumidor através do aumento do valor de mão de obra ou de preços externos. A consequência pode chegar a falir uma grande multinacional como é o caso do FORD, que encerrou as atividades no Brasil após o custo de produtos aumentarem de forma insustentável. 

Existe ainda a Inercial que se trata do maior preço da oferta. Ela é calculada com base no índice inflacionário passado e as expectativas futuras. 

 

 
Daiane Souza
Daiane Souzahttps://manchetesdodia.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Baixe Nosso Aplicativo

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui