24.4 C
Brasil
quinta-feira, 6 maio 2021
Home Política & Poder Jerusalém é a capital de Israel ou dos palestinos?

Jerusalém é a capital de Israel ou dos palestinos?

Em abril de 2021, a Palestina e Israel entraram em conflitos intensos sobre as eleições dos palestinos que deveriam ocorrer no mês de maio mas que estava a um ponto de ser cancelada visto que os israelenses e os estadunidenses estariam interferindo. Um dos principais motivos é: quem é de Jerusalém pode votar? Tem permissão?

Foi em 2017 que os Estados Unidos afirmou, após muitos conflitos entre os muçulmanos e judeus, que iria reconhecer Jerusalém como pertencente a Israel. Na semana do dia 22 de abril de 2021, o grupo de extrema-direita saiu com tochas afirmando que iriam queimar a todos os árabes da região. Um conflito ocorreu envolvendo mais de 400 pessoas, saindo 100 delas feridas.

Os palestinos pedem que o oriente de Jerusalém volte para o país visto que é a parte que possui o Al-Aqsa e o Domo da Rocha, ambos sagrados para o Islã. Em 1927, a ONU teria indicado que o oriente seria dos palestinos e o ocidente de Israel, que viria a se tornar um estado. Mas, no final da Guerra, os palestinos acabam ficando sem Estado já no ano de 1948. 

Guerra de seis dias e Jerusalém

Com a Guerra dos Seis Dias, em 1967, Israel voltou a dominar a parte oriental, que antes era palestina. Atualmente, toda aquela região pertence a eles com o intuito de prevalecer o judaísmo. 

Depois dessa situação, muitas negociações passaram a serem feitas para que houvesse paz entre os dois grupos, mas não está sendo eficiente. A história é bastante confusa, recheada de negociações entre países e trocas de capitais.

Apesar da tentativa de votação na palestina em 2021, após quinze anos sem votar, Israel teme que um partido palestino ganhe. Colonos israelenses instalam-se, expulsam os palestinos e formam povoações, apesar de estarem em menor número. 

Leia mais: Jornal Italiano culpa israelenses por mortes na palestina, entenda

 
Daiane Souza
Daiane Souzahttps://manchetesdodia.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Baixe Nosso Aplicativo

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui