22.3 C
Brasil
sábado, 8 maio 2021
Home Política & Poder Lewandowski autoriza presidente do STJ a acessar mais conversas da Lava Jato

Lewandowski autoriza presidente do STJ a acessar mais conversas da Lava Jato

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, autorizou ontem (12) o presidente do STJ a acessar mais conversas pertencentes à operação Lava Jato. Elas foram levadas à Corte para que fosse realizada a defesa do ex-presidente e petista, Luiz Inácio Lula da Silva. 

Após as liberações de Fachin e a aprovação de que Moro não tenha sido imparcial no julgamento, Lula voltou a se tornar elegível para as eleições de 2022 em que deve competir ao lado de Bolsonaro. 

Em suma, a ministra Rosa Weber havia suspendido o inquérito no último dia 30 de março e devem voltar a investigar. Isso ocorre porque a maioria das conversas foram obtidas através de meios ilícitos e ilegais, não serviram as metodologias indicadas. 

Leia mais:Se alguém fez teatro aí foi o Bolsonaro, eu não’, dispara Kajuru

Envio das mensagens por Lewandowski sobre a lava jato

Lewandowski afirmou ainda que Martins somente poderá usar as mensagens ‘caso assim lhe seja facultado’. Dessa forma, terá que esperar mais antes de acessar porque precisará de outras permissões. Com a liberação das mensagens, será ainda mais fácil descobrir o que ocorreu durante o governo petista durante uma década e se houve, ou não, corrupção passiva. 

Lewandowski também encaminhou as mensagens que foram enviadas ao Corregedor-Geral do Conselho Nacional do Ministério Público, Rinaldo Reis. Agora, cabe a Reis decidir se cabe ou não abrir um procedimento contra os procuradores. 

Lula possui 28% das intenções de votos para as eleições de 2022 e está empatado também com Bolsonaro que contabiliza 27%. Ciro Gomes vem em terceiro lugar com cerca de 9% e há fortes chances que Bolsonaro e Lula sejam aqueles que irão para o Segundo Turno.

Martins estava avaliando a possibilidade de decretar a busca dos procuradores e eles estavam com receio de uma possível prisão preventiva.

Leia mais: Bolsonaro mostra doações realizadas pelo BNDES durante pandemia

 
Daiane Souza
Daiane Souzahttps://manchetesdodia.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Baixe Nosso Aplicativo

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui