33.4 C
Brasil
terça-feira, 27 julho 2021
HomePolítica & PoderLiberalismo: o que é, conceitos, contexto histórico e ideias

Liberalismo: o que é, conceitos, contexto histórico e ideias

O liberalismo é a doutrina pela qual o indivíduo deve ter liberdade individual e econômica para exercer suas atividades, sem que o governo venha intervir em cada ação que o mesmo tome.

Diferente de muitas doutrinas, ele tem mais de 4 fases, sendo 3 delas as principais que são: o liberalismo clássico (criado por John Locke), austríaco (criado por Menger) e chicaguista (criado por Hayek). As diferenças acontecem, devido a vários problemas encontrados por teóricos liberais de várias épocas, que  sempre contestaram a teoria de seus antecessores e tentam trazer algo novo.

O fato de ter 3 teorias faz do liberalismo ser um pouco confuso de entender, pois cada uma prega um tipo de coisa que a outra não prega, no entanto o primeiro conceito sempre será respeitado, pois em todos os casos, os liberais são contra a intervenção estatal na economia e na vida pessoal. O que muda muito de uma teoria para a outra é a intensidade da pregação da não intervenção estatal.

As ideias e defesas de cada tipo de liberalismo

Liberais clássicos defendem uma intervenção estatal pequena, assim como os austríacos, porém eles se diferenciam na forma como tratam o estado. Para os liberais clássicos o estado é necessário, já para os austríacos ele deve ser abolido aos poucos.

- Continua Depois da Publicidade -

Os liberais chicaguistas por sua vez defendem um estado maior que o das doutrinas coirmãs (ainda que ainda chamem de estado mínimo), pois tem entre suas ideias a aplicação de vouchers para saúde e educação (que no caso das duas teorias anteriores, é um serviço que dever ser gerido pelas empresas privadas), além de também defenderem programas de transferência de renda.

De modo geral as três vertentes do liberalismo convergem entre si, mas algumas diferenças criam climas de “ira e guerra”, entre defensores de autores liberais antigos e contemporâneos.

Leia mais: Anarcocapitalismo: o que é, contexto, conceito e ideias

 
Daiane Souzahttps://manchetesdodia.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui