30.2 C
Brasil
sexta-feira, 30 julho 2021
HomePolítica & PoderMandetta: quem é, biografia e formação

Mandetta: quem é, biografia e formação

Luiz Henrique Mandetta tornou-se conhecido recentemente pela sua passagem relâmpago no Ministério da Saúde do atual governo Jair Bolsonaro. Mas ele também já foi Secretário de Saúde de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, deputado federal pelo mesmo estado, além de já ter sido um dos representantes brasileiros no Parlamento do Mercosul e atuado em diversas comissões e subcomissões com o tema saúde.

Mandetta nasceu em 30 de novembro de 1964, graduou-se em medicina no Rio de Janeiro (pela Universidade Gama Filho), pós-graduou-se em ortopedia pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), além de algumas especializações nos Estados Unidos, com destaque para “ortopedia pediátrica” na Scottish Rite Hospital for Children, na Geórgia.

Mas a sua história na medicina começa ainda no ano de 1993, quando tornou-se médico do Hospital Geral do Exército. E, de lá para cá, foram inúmeras admissões, como médico da Santa Casa de Campo Grande, professor de pós-graduação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, entre diversas outras funções sempre ligadas à saúde.

Perfil profissional e político de Luiz Henrique Mandetta

Até o período em que tornou-se Ministro da Saúde do governo Jair Bolsonaro, Luiz Henrique Mandetta era um completo desconhecido. A sua demissão ocorreu por desavenças entre ele e o presidente, muito por conta de ter demonstrado um perfil ponderado e de acordo com as recomendações da OMS, ao contrário de Bolsonaro, que, além de negá-las, prefere seguir as próprias.

- Continua Depois da Publicidade -

O ex-Ministro também foi denunciado por improbidade administrativa enquanto era Secretário de Saúde de Campo Grande; e, de acordo com a denúncia, ele teria participado de supostas fraudes em licitações e mantido caixa 2 para a implantação de sistemas tecnológicos.

Tais investigações seguem inclusive por meio de auditorias que já confirmaram diversas irregularidades durante a sua gestão. No entanto, à época, segundo o presidente, a condição de não réu era suficiente para a sua manutenção no cargo, além de uma vasta experiência de quem já atuou em praticamente todas as funções no campo da medicina.

Leia mais: João Doria: quem é, biografia e formação

 

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui