33.4 C
Brasil
terça-feira, 27 julho 2021
HomePolítica & PoderManuela d'Ávila: quem é, biografia e formação

Manuela d’Ávila: quem é, biografia e formação

Manuela Pinto Vieira d’Ávila é natural da cidade de Porto Alegre-RS. Ela nasceu no dia 18 de agosto de 1981, possui formação em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, mas se considera essencialmente uma figura política de esquerda.

Filiada ao PCdoB (Partido Comunista do Brasil), Manuela, já no período estudantil, destacava-se como ferrenha defensora dos ideais progressistas, o que resultou na sua adesão, em 1999, ao UJS (União da Juventude Socialista); iniciativa que em muito contribuiu para que ela, em 2004, fosse a mais jovem vereadora eleita pela cidade de Porto Alegre.

Mas a sua vida política começa, de fato, em 2007, quando elegeu-se deputada federal. E após 8 anos de mandato, só o que conseguiu foi eleger-se deputada estadual pelo Rio Grande do Sul, cargo que ocupou até 2019.

No ano de 2018, Manuela d’Ávila talvez tenha dado o maior salto na sua carreira política, ao candidatar-se como vice-presidente na chapa de Fernando Haddad (PT), terminando em 2º lugar, em um dos pleitos mais cheios de controvérsias da história recente da política brasileira.

Manuela d’Ávila: Perfil político

- Continua Depois da Publicidade -

Além de deputada, Manuela d’Ávila concorreu à prefeitura de Porto Alegre por três vezes: 2008, 2012 e 2020, sendo derrotada em todas esses anos.

Em 2014 foi novamente eleita deputada estadual; e seguiu, mais uma vez, chamando a atenção por sua personalidade combativa e por ser uma valente defensora dos diretos da mulher e dos mais vulneráveis; e tudo isso, segundo ela, por ter compreendido que a fome e o desamparo não são fenômenos naturais, e sim o resultado da vontade vil e mesquinha de alguns poucos.

Dessa forma, Manuela seguiu cultivando inúmeras polêmicas e controvérsias ao longo da sua carreira, entre elas, o fato de ter sido apelidada por muitos anos de “A musa de Brasília”; uma forma refinada de machismo com o objetivo de tentar minimizar a sua competência e capacidade no universo político.

 

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui