17.4 C
Brasil
sexta-feira, 30 julho 2021
HomePolítica & PoderMarc Bloch: quem é, biografia e teoria da história

Marc Bloch: quem é, biografia e teoria da história

Marc Bloch foi o primeiro historiador a criticar a história positiva e usar a história problema. Foi ele responsável pela criação da Escola dos Annales que tinha como principal objetivo a crítica dos fatos, algo que ia além de apenas contar história. Ele problematizava que a história era filha de seu tempo e, dessa forma, sofreria com limitações. 

Marc Bloch era contra a história de grandes homens e buscava ter uma análise além do tradicional, queria algo mais profundo além das datas. O historiador, com o fim da primeira guerra, aproveitou as mudanças de climas para desenvolver ideias. 

Ele deixou a obra “Apologia da História” inacabada após ser torturado por fazer parte da resistência francesa durante a segunda Guerra, após isso, acabou sendo fuzilado pelos alemães por ser também um judeu 

Críticas de Marc Bloch

Apesar de haver sido aluno de Langlois e Seignobos, critica fortemente as ideias de história historicizante 

- Continua Depois da Publicidade -

história de hoje é ainda mais difícil de ser elaborada que a de anos atrás, assim como era mais fácil para Newton elaborar uma teoria mecânica que hoje ficou mais complexa. Ela ainda não passou a superfície e tem muitos métodos a serem aprofundados.

Por isso se diz que ainda é uma criança em fase de crescimento. Muitas histórias das origens possuem o intuito de julgar o presente com base nos ocorridos do passado. 

Outra crítica do historiador é a busca constante pelas origens e causas, que pode fazer com que o historiador invista um tempo considerável já que toda causa tem a causa da causa.

Ele critica o  positivismo em sua tentativa de fazer da história uma ciência exata e não por possuir um método (já que atualmente também possuímos). A crítica já existe antes de Annales como a interna e externa que era citada pelos positivistas.

- Continua Depois da Publicidade -

Leia mais: Filosofia Crítica da História em Henri-Irénée Marrou

 
Daiane Souzahttps://manchetesdodia.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui