26.6 C
Brasil
sábado, 31 julho 2021
HomePolítica & PoderMarina Silva: quem é, biografia e formação

Marina Silva: quem é, biografia e formação

Marina Silva Vaz de Lima, nascida em 8 de fevereiro de 1958, é professora, psicopedagoga, ambientalista, historiadora, além de uma das mais singulares representantes da política brasileira.

Nascida na região rural do Seringal Bagaço, na cidade de Rio Branco, Acre, é filha de Pedro Augusto da Silva e de Maria Augusta da Silva, ambos seringueiros; em uma família ainda composta por mais 8 irmãos; todos sujeitos a conviverem com as mais diversas restrições impostas pelas suas origens.

Marina perdeu a mãe logo aos 15 anos, quando então passou a ajudar o pai com a venda da borracha produzida, ainda tendo que lidar com as vicissitudes provocadas por uma série de doenças típicas daquela região, como a leishmaniose, malária, hepatite, entre outros transtornos.

Já na cidade de Rio Branco, capital, foi acolhida por irmãs de uma comunidade católica, sobreviveu também como empregada doméstica, e somente aos 16 anos aprendeu a ler e escrever com a ajuda do antigo Mobral.

- Continua Depois da Publicidade -

Mais tarde, por meio de um supletivo, concluiu o ensino médio e fundamental. E em 1984, na Universidade Federal do Acre (UFA), concluiu o curso de história, para então tornar-se professora e aproximar-se de movimentos sindicais ligados ao magistério.

Marina Silva: Superação e paixão pelos estudos

Em 1980, Marina Silva casou-se, teve os seus dois primeiros filhos (de um total de quatro), e seguiu em diversos programas de especialização, com ajuda dos quais conquistou inúmeros prêmios pela sua dedicação a causas ambientais.

A política já havia entrado em sua vida no ano de 1984, quando ajudou a criar a CUT (Central Única dos Trabalhadores); e entranhou-se ainda mais quando ela filiou-se ao Partido dos Trabalhadores (PT) e tentou uma primeira eleição para deputada federal, não sendo bem sucedida.

Em 1988, Marina Silva tornou-se a vereadora mais votada da cidade do Rio Branco, senadora em 1994, Secretária Nacional do Meio Ambiente, Ministra do Meio Ambiente do governo Lula (em 2002) e três vezes candidata à presidência da República – nesse último caso, sem conseguir obter êxito, mas sempre deixando a marca de uma nova forma de fazer política, tendo a preservação do meio ambiente como meta e promessas realistas num cenário em que prevaleça a cooperação e união de esforços.

- Continua Depois da Publicidade -

Leia mais: Com ativismo virtual, empresários pressionam contra Bolsonaro

 

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui