20.8 C
Brasil
sábado, 17 abril 2021
Home Política & Poder Movimento dos Sem Teto: O que é e o que defende

Movimento dos Sem Teto: O que é e o que defende

O Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (ou MTST) foi fundado no ano de 1997 como uma Organização Não Governamental com o objetivo de apropriar-se de construções urbanas desapropriadas (ou em vias de desapropriação) pelo governo. É conhecido pelo movimento dos Sem Teto. 

De acordo com o atual presidente do movimento, Guilherme Boulos, a fim de concretizar o direito à moradia garantido na Constituição, os organizadores do movimento reúnem trabalhadores das grandes cidades (e que comprovadamente não possuam moradia) e promovem ocupações de áreas abandonadas.

Muitos destes indivíduos também são moradores de áreas de risco, foram despejados ou simplesmente não conseguem pagar o valor do aluguel nas grandes capitais. E, uma curiosidade é que, diferentemente do que se imagina, as siglas MTST e MST não possuem o mesmo significado; enquanto a primeira luta por moradia urbana, a segunda caracteriza-se por assentar os indivíduos em ambientes tipicamente rurais.

As orientações políticas e sociais do Movimento dos Sem Teto

O MTST é um movimento dos Sem Teto essencialmente de esquerda, por isso acredita na administração dos meios de produção pelo Estado, em um maior acesso à terra e à moradia, na desconcentração da comunicação, entre outros valores.

Além disso, prega a liberdade durante as discussões e deliberações, mas com unidade na hora de agir; sem contar o fato de que exige participação efetiva de cada um dos seus membros, seja na aceitação das posições políticas, na determinação das linhas gerais, ou mesmo na hora de planejar e avaliar os prós e os contras de cada iniciativa.

O Movimento dos Sem Teto também afirma lutar contra qualquer tipo de discriminação, preconceito, opressão, machismo, homofobia, além de exigir transparência e respeito às diferenças, que seriam os seus  principais alicerces.

Assim, de forma independente, e sem interferência do Estado, o movimento afirma buscar a união pelo coletivismo, de forma a garantir a participação de todos na luta pela democratização da moradia nas grandes cidades.

Leia mais: Coronel Ustra: quem foi e a tortura da Ditadura Militar

 
Daiane Souza
Daiane Souzahttps://manchetesdodia.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Baixe Nosso Aplicativo

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui