25.8 C
Brasil
domingo, 26 setembro 2021
HomePolítica & Poder"Pane no CNPq é fruto da sabotagem de Bolsonaro", diz PT

“Pane no CNPq é fruto da sabotagem de Bolsonaro”, diz PT

Na última quarta-feira (28), o Partido dos Trabalhadores publicou no site oficial uma matéria que acusava Jair Bolsonaro de estar sabotando a ciência brasileira e a soberania ao parar de investir na CNPQ (clique aqui para ler).

Durante o governo do PT, os investimentos anuais ultrapassaram R$ 3 bilhões enquanto o valor destinado para as pesquisas no ano de 2021 está em R$ 1,2 bilhões. 

Os servidores pararam de funcionar desde o último sábado (24) e estão fora do ar por 5 dias seguidos. Eles contavam com grande parte de pesquisas realizadas no Brasil. Após isso, o Lattes também passou a ser prejudicado: começou a travar até que também caiu. O Lattes é uma das maiores plataformas para cientistas divulgarem suas teses, pesquisas e projetos. 

O partido acusa o atual governo de fazer parte de um “iceberg de uma política criminosa” e que está tentando desmontar o desenvolvimento acadêmico.  Neste ano, a Universidade Federal do Rio de Janeiro ficou prestes a fechar por falta de verbas. No ano de 2019, mais de 4,5 mil estudantes perderam as bolsas de estudos da CNPQ pela falta de investimentos. 

- Continua Depois da Publicidade -

E, esse não foi o primeiro caso de precarização nos estudos: a Biblioteca Nacional pegou fogo pela falta de manutenção e cientistas da área de ciências humanas perderam materiais de estudo como livros e obras relevantes como fonte original. 

Nicolis argumenta que a estrutura básica da ciência brasileira começou a ficar desestruturada após uma política que se baseia no abandono de investimentos. Jair Bolsonaro possui os menores índices de aprovação entre os cientistas e estudantes de níveis superiores e, além disso, vem perdendo o apoio em zonas periféricas: segundo a pesquisa do DataFolha de fevereiro, as taxas de rejeição estavam em 58%. 

O Partido dos Trabalhadores deve competir com Lula para a presidência no ano de 2022: de acordo com a IPEC, o petista conta com 49% das intenções de votos. 

 
  • Tudo Sobre
  • pt
Visão Confiávelhttp://visaoconfiavel.com/
Visão Confiável é uma agência com jornalistas independentes que estão dispostos a fornecer informações em tempo real e com qualidade. Contamos com uma agência de redatores. Entre em contato!

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui