20.1 C
Brasil
sábado, 8 maio 2021
Home Política & Poder Para manter a viabilidade do governo, Itamaraty resolve apoiar acordo com...

Para manter a viabilidade do governo, Itamaraty resolve apoiar acordo com a OMC

Devido às inúmeras críticas referentes à atuação do Itamaraty no comando da política externa brasileira, o governo já sinaliza mudanças na sua assessoria, como a provável saída de Felipe Martins, atual assessor especial para assuntos internacionais da pasta.

De acordo com informações vindas diretamente de Brasília, o governo Jair Bolsonaro pretende realizar uma mudança brusca no tom utilizado junto a entidades ligadas ao comércio exterior; algo que já havia sido sinalizado com a demissão do Ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo, além de outras medidas de aceno ao diálogo com o Congresso Nacional.

A mudança de tom do Itamaraty

Agora com um novo ministro, Carlos Franco França, o Itamaraty pretende adotar também um novo modelo de negociações, agora sem o uso de teorias conspiratórias, e sim união e respeito à equipe diplomática a serviço do Brasil, em especial no que diz respeito às negociações que devem ser feitas com entidades como a OMC (Organização Mundial do Comércio).

Já de imediato, o novo ministro pretende dar seguimento a uma iniciativa que visa aumentar a disponibilização de vacinas contra a Covid-19 com a ajuda da organização. E um dos principais instrumentos para implementá-la será justamente a adoção de acordos multilaterais que eram desprezados pelo último ministro.

Agora, a partir desse novo entendimento, o objetivo do governo será o de ampliar as conversas para a aquisição de insumos e de imunizantes para o combate à doença (inclusive com a China, o alvo da última gestão), além de melhorar a relação do governo com o Congresso, que já se vê disposto, inclusive, a instalar uma “CPI da Pandemia” para investigação dos atos e omissões do presidente da república Jair Bolsonaro durante esse período.

Leia mais:

 

Baixe Nosso Aplicativo

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui