30.2 C
Brasil
sexta-feira, 30 julho 2021
HomePolítica & PoderPartido dos Trabalhadores: O que é, origem e o que defende

Partido dos Trabalhadores: O que é, origem e o que defende

O Partido dos Trabalhadores foi fundado em 10 de fevereiro de 1980 com o objetivo de, segundo seus representantes, ser “um instrumento para a promoção de transformações profundas na vida dos trabalhadores, sejam eles do setor urbano ou rural”.

Ademais, o partido faz questão de destacar a sua posição à esquerda, no sentido de que todos os meios de produção devem ser administrados pelo Estado ou por uma coletividade, ao contrário do liberalismo, que advoga que tal administração fique a cargo do setor privado. As origens também estão ligadas aos artistas, à Igreja Católica e aos intelectuais que, de certa forma, foram os mentores das suas diretrizes em âmbito nacional.

A ascensão do Partido dos Trabalhadores

A efetiva participação do PT na política brasileira começa com a eleição do seu primeiro prefeito, Gilson Luiz Correia de Menezes, em 1982, pela cidade de Diadema, São Paulo.

E a sua história segue com uma destacada participação na campanha das “Diretas Já” (entre 1983 e 1984), na qual defendeu, além do voto direto para presidente da república, a consolidação do Brasil como um país democrático e defensor dos interesses do cidadão comum.

- Continua Depois da Publicidade -

Apesar da frustração da campanha, dela ergueu-se o principal líder do partido, Luiz Inácio Lula da Silva, que mais tarde seria o escolhido para participar da primeira eleição direta para presidente do Brasil em 1989.

Derrotado nas urnas, Lula seguiu como o seu principal representante, mas seriam necessárias ainda quatro disputas presidenciais para que, em 27 de outubro de 2002, ele fosse enfim eleito presidente, ainda com a promessa de lutar por crescimento econômico, inclusão social, distribuição de renda, redução da pobreza, entre outros pilares do partido.

Por fim, com a eleição, e posterior afastamento por Impeachment, da primeira mulher como presidente do Brasil, Dilma Roussef, em 2010, o partido novamente coloca-se como oposição ao governo e decide que é hora de entrar numa nova fase, principalmente no que diz respeito aos métodos utilizados para chegar aos seus objetivos primordiais.

 
Daiane Souzahttps://manchetesdodia.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui