20.8 C
Brasil
sábado, 17 abril 2021
Home Política & Poder Pesquisa XP-Ipesp: Lula pela 1ª vez à frente de Bolsonaro

Pesquisa XP-Ipesp: Lula pela 1ª vez à frente de Bolsonaro

De acordo com a pesquisa XP-Ipesp, Lula aparece com 29% das intenções de voto. Enquanto isso, Ciro Gomes pede para que o petista não se candidate para as eleições de 2022: Gomes mostra o receio de perder um ano para Bolsonaro e no outro para os petistas, que tanto critica. Em segundo lugar vem o atual presidente com 28% das intenções de votos. 

Mandetta conta com apenas 3% e é um dos que menos possuem intenções. Na pesquisa do dia 11 de março, Jair contava com 27% enquanto o petista estava  com 25%, apesar dessa pequena alteração nos números, podem ser consideráveis no futuro. 

Em segundo turno, Lula aparece com 42% contra 38% de Bolsonaro. Há três semanas perdia de 41% a 40%, número que era bastante semelhante e que podia causar empate. 

Ainda não se sabe o que deve ocorrer até o fim de 2022 mas a situação atual é bastante tensa para o governo: a crise do teto de gastos e a necessidade de fornecer o auxílio emergencial para as classes mais baixas já que a rejeição aumentou de forma expressiva dentro da periferia. 

Bolsonaro e causas das insatisfações

Outro ponto que levanta ainda mais a insatisfação da população são as mortes da Covid 19. Já são 333 mil delas e mais de 13 milhões de casos e, de acordo com as pesquisas, cerca de 48% da população acredita que o presidente é o principal culpado dos casos. 

São Paulo é o estado mais crítico, que conta com 77 mil óbitos. Atualmente, apenas 2,3% da população recebeu as duas doses da vacina (o número pode crescer ou diminuir). Já no caso daqueles que receberam uma dose, o número é equivalente a 8,1% da população, pouco mais de 17 milhões. Marcelo Queiroga, atual ministro da Saúde, afirmou que o Brasil pretende vacinar um milhão de pessoas todos os dias. 

Leia mais: Robôs suíços usam luz ultravioleta para desinfetar aviões do coronavírus

 
Daiane Souza
Daiane Souzahttps://manchetesdodia.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Baixe Nosso Aplicativo

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui