24.2 C
Brasil
domingo, 26 setembro 2021
HomePolítica & PoderPolíticos de SC querem proibir linguagem neutra com aplicação de multas

Políticos de SC querem proibir linguagem neutra com aplicação de multas

Jorginho Mello (PL) argumentou que se nada for feito em relação à linguagem neutra em Santa Catarina e em outros estados, em questão de pouco tempo será normal “falar errado” e quando serem cobrados por falar certo, irão contestar.

 Em seu projeto, prevê a cobrança de multas de até R$ 5 mil para cada instituição que aplicar a linguagem neutra, seja particular ou privada.

O governador do estado de Santa Catarina, assim como Jair Bolsonaro,  já se mostrou contra o projeto de lei que permite o uso de linguagem neutra e que está em análise pela Câmara dos Deputados. 

- Continua Depois da Publicidade -

O que é linguagem neutra?

A linguagem neutra envolve uma série de regras e técnicas que mudam a forma de falar e escrever para abranger todos os tipos de públicos, inclusive as pessoas que não se identificam com nenhum gênero presente na língua portuguesa. 

Dessa forma, termos que apresentam feminino (com artigo A) ou masculino (com artigo O), teriam que terminar com E ou até mesmo X para não apresentar o gênero. 

Por exemplo, “menina” viraria “menine”. “Garoto” poderia virar “garote”. O argumento do grupo a favor desta alteração é que a língua é neutra e que “é necessário aceitar as mudanças”. No entanto, é claro que até mesmo as pequenas alterações podem demorar anos para serem aceitas: apesar do tempo, muitos grupos ainda escrevem “ideia” com acento. E essa foi uma mudança muito menor que alterar todas as finalizações de palavras com gêneros. 

- Continua Depois da Publicidade -

Isso ocorre porque o Brasil é um país grande e há enormes índices de pobreza. Muitas pessoas não teriam acesso a informações como a linguagem neutra e os professores teriam que ter uma nova formação. Não é uma mudança natural como muito se argumenta. 

 
Visão Confiávelhttp://visaoconfiavel.com/
Visão Confiável é uma agência com jornalistas independentes que estão dispostos a fornecer informações em tempo real e com qualidade. Contamos com uma agência de redatores. Entre em contato!

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui