18.5 C
Brasil
quinta-feira, 5 agosto 2021
HomePolítica & PoderRevolução Constitucionalista faz 89 anos: entenda a origem do feriado de 09...

Revolução Constitucionalista faz 89 anos: entenda a origem do feriado de 09 de julho

Nesta sexta-feira (09), a Revolução Constitucionalista faz 89 anos de existência. Para entender o que ela foi e porquê deu origem ao feriado paulistano, é importante se remeter à revolução, e para alguns golpe, do ano de 1930, quando Getúlio Vargas tomou o poder e colocou fim à República Café com Leite, período em que a política brasileira estava dominada por duas grandes oligarquias: São Paulo e Minas Gerais. 

Depois disso, Vargas instalou o poder provisório que deveria durar até a nova Constituição Brasileira. A questão é que ela não chegava e isso causou algumas insatisfações em grupos de oposição. 

Vargas é reconhecido em vários locais brasileiros de formas divergentes: um exemplo é na cidade de Blumenau, SC, em que o mesmo estava tentando proibir os descendentes de alemães e de outros europeus de falarem a própria língua e serem obrigados a falar o português. As famílias tinham que se reunirem escondidas e foi assim que algumas falas morreram dentro destes grupos. 

República café com leite, o que é isso?

Para aqueles que acompanham a CPI da Covid-19, já foi possível observar a fala de “antiga política”, “velha política” e até mesmo “política café com leite”. Os termos se referem ao tempo em que o governo alternava os poderes entre Minas Gerais e São Paulo: os dois estados dominavam as estruturas brasileiras.

- Continua Depois da Publicidade -

Entretanto, quando MG não recomendou SP para o novo ano, como era de costume, o estado teve uma onda de insatisfações porque MG fugiu dos acordos, isso abriu chances para que ocorresse a tomada de Getúlio Vargas pelo poder e, dessa forma, pudessem criar uma Constituição que garantisse que todos os estados pudessem ter autonomia na escolha. 

Revolução Constitucionalista

Foi um movimento que ocorreu em São Paulo, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul como tentativa de derrubar o governo de Getúlio Vargas. Os movimentos ocorreram do dia 09 de julho até o mês de agosto. 

 
Daiane Souzahttps://manchetesdodia.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui