28.8 C
Brasil
quinta-feira, 5 agosto 2021
HomePolítica & PoderRodrigo Pacheco: quem é, biografia e formação

Rodrigo Pacheco: quem é, biografia e formação

Rodrigo Otavio Soares Pacheco é natural de Porto Velho, Rondônia. Lá ele nasceu em 3 de novembro de 1976, mas mudou-se ainda criança para Minas Gerais (cidade de Passos), e mais tarde para Belo Horizonte, onde formou-se em Direito pela PUC de Minas em 2000 e tornou-se especialista em direito penal econômico pelo IBCCTIM (Instituto Brasileiro de Ciências Econômicas Criminais).

Atual Presidente do Senado pelo DEM-MG, Pacheco também tem no currículo a presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde chegou até mesmo a analisar as denúncias contra o ex-presidente Michel Temer. Além disso, foi eleito deputado federal em 2014, 3º colocado na disputa para a prefeitura de Belo Horizonte, eleito senador em 2018; e com apenas 2 anos de mandato, tornou-se Presidente do Senado ao derrotar a candidata Simone Tebet do MDB-MS.

Por fim, como líder do DEM, Rodrigo Pacheco notabilizou-se pela facilidade em amarrar acordos, beneficiado que sempre foi por “padrinhos” políticos fortes, como o ex-Presidente do Senado Davi Alcolumbre (DEM-AP) e o atual Presidente Jair Bolsonaro.

Rodrigo Pacheco: Perfil político e profissional

Dentre as principais características de Rodrigo Pacheco, destaca-se a firmeza com que sempre defendeu o Poder Judiciário Brasileiro, em especial a Justiça Federal – inclusive enquanto fez parte do Conselho de Criminologia – , tendo sido por isso mesmo constantemente chamado para atuar junto a assuntos que envolveram o antigo “Mensalão”.

- Continua Depois da Publicidade -

Pacheco também chama a atenção pela sua ascensão meteórica na política, já que não foram necessários mais do que 6 anos de carreira (e apenas 2 como senador) para que ele se tornasse Presidente do Senado, e agora o 3º na sucessão à Presidência da República.

Dentre as suas principais características, podemos destacar a sua habilidade em fazer conexões políticas com extrema rapidez, além do talento como advogado; qualidades que, aliás, lhe renderam causas milionárias em defesa de políticos, empresários e demais personalidades do estado de Minas.

- Continua Depois da Publicidade -

Leia mais: PEC Emergencial para o servidor público: o que muda?

 

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui