21 C
Brasil
sexta-feira, 22 outubro 2021
HomePolítica & PoderSebastián Piñera, presidente do Chile, sofre pedido de impeachment

Sebastián Piñera, presidente do Chile, sofre pedido de impeachment

4.7/5 - (3 votes)

Nesta quarta-feira (13), grupos de oposição ao Sebastián Piñera, presidente do Chile, estão protocolando pedidos de impeachment após caso liberado pelo Pandora Papers – mesmo portal que acusou o ministro da Economia, Paulo Guedes, de contar com empresas offshore e estar lucrando enquanto o dólar está acima de R$ 5,50.

O Pandora conta com mais de mil jornalistas independentes espalhados em mais de 100 países e que analisaram cerca de 15 milhões de documentos sobre casos de offshore. O Consórcio Internacional de Jornalismo Investigativo revelou, desde a última semana, uma série de governos que estavam com empresas abertas em paraísos fiscais e contavam com sigilo bancário sobre todas as transações que vinham sendo realizadas. 

Quais seriam as relações de Sebastián Piñera?

De acordo com os grupos de oposição ao presidente chileno, Sebastián Piñera teria vendido uma mina da família no ano de 2010. A contradição, no entanto, surge porque o país pede que haja a aprovação de órgãos regulatórios para a compra e venda, o que não aconteceu naquele ano. Vale ressaltar, no entanto, que a justiça chilena teria voltado a examinar os documentos no ano de 2017. Contudo, não conseguiram encontrar nada de errado sobre as negociações. 

A vitória do governo, que é visto no Brasil como conservador, foi vista de forma negativa pelas mídias. Inclusive, por portais como o BBC que argumentou que o Chile iria se afastar das políticas criadas pela esquerda. Ele teria sido um dos principais responsáveis, no ano de 2018, por substituir a socialista Michelle Bachelet na Presidência.

Pandora Papers e o Brasil: entenda mais sobre o caso

- Continua Depois da Publicidade -

O ministro da Economia, Paulo Guedes, foi acusado pelo Pandora de possuir empresas em paraísos fiscais e, assim sendo, realizar negociações em escala internacional para receber em dólar. Logo,  o valor elevado da moeda norte-americana estaria lhe trazendo algumas vantagens enquanto prejudica a economia brasileira com aumentos de preços em produtos importados. 

4.7/5 - (3 votes)
 
Visão Confiávelhttp://visaoconfiavel.com/
Visão Confiável é uma agência com jornalistas independentes que estão dispostos a fornecer informações em tempo real e com qualidade. Contamos com uma agência de redatores. Entre em contato!

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui