30 C
Brasil
quinta-feira, 20 janeiro 2022
HomePolítica & PoderSenado aprova PEC dos Precatórios: o que acontece agora?

Senado aprova PEC dos Precatórios: o que acontece agora?

Em primeiro turno, que teve início na manhã desta quinta-feira (02), o Senado aprovou a PEC dos Precatórios com 64 votos a 13 contras. No entanto, vale salientar que ainda haverá o período de segundo turno, que deve contar com novos debates sobre os impactos da aprovação. A partir de agora, aumentam as chances de um novo valor para o Auxílio Brasil, que apresentou reajuste de 20% durante o mês de novembro. Deste modo, o programa social deve sair do valor médio de R$ 220 para cerca de R$ 400.  

O projeto de emenda constitucional deve limitar o pagamento anual das dívidas da União e pode alterar o cálculo da inflação que é utilizado para prever os orçamentos dos próximos anos. Uma parte do dinheiro destinado ao pagamento de gastos públicos deve ir, portanto, para programas sociais. 

Não é somente o Auxílio Brasil que deve terá aumentos, como também o BPC, Programa de Prestação Continuada, que atualmente é pago no valor de meio salário mínimo. 

Auxílio Brasil com valor reajustado até o fim das eleições com a PEC dos Precatórios

Se for aprovada em segundo turno, a PEC dos Precatórios pode garantir o pagamento do valor do Auxílio Brasil até o final do ano de 2022, quando ocorrem as eleições para presidente da República. Jair Bolsonaro, que teve as taxas de rejeição em 58% nas zonas periféricas, deve ser um dos principais candidatos. Lula, petista e ex-presidente, já estuda uma parceria com Alckmin enquanto Dória, governador de São Paulo, argumenta que pode abrir mão de sua candidatura para o estado no próximo ano e tentar a presidência. 

Críticos do portal FDR argumentam que a iniciativa é uma forma da atual administração em receber mais apoio dos grupos de baixa renda. Não foi determinado, até o momento, quanto será pago pelo Auxílio Brasil depois das eleições. 

Daiane Souza
Formação em jornalismo pela Uniasselvi e em história pela FURB. Amante, desde o ano de 2017, pela produção de conteúdos, notícias e redação em geral.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui