21.9 C
Brasil
terça-feira, 18 maio 2021
Home Política & Poder Sérgio Moro: quem é, biografia e formação

Sérgio Moro: quem é, biografia e formação

Sergio Fernando Moro é natural da cidade de Maringá, no estado do Paraná. Ele nasceu em 1 de agosto de 1972, graduou-se em direito pela UEM (Universidade Estadual de Maringá) em 1995, e é casado com a também advogada Rosângela Wolf.

Após a sua formatura, ele estagiou por dois anos em um escritório de advocacia, enquanto tornava-se mestre em Direito do Estado, doutor na mesma área em 2002 e participava de programas de estudos complementares, como o do Departamento de Estado dos Estados Unidos, que lhe habilitou a atuar em casos como esse da Lava-Jato.

Aliás, sobre a Lava-Jato, sabe-se que o caso foi responsável por catapultar a carreira de Moro às alturas. A campanha ocorreu entre os anos de 2014 e 2018, quando ele, junto com uma chamada “força-tarefa”, que envolveu o Ministério Público, alguns Procuradores, a Polícia Federal, entre outros órgãos de Estado, simplesmente revirou o cenário político brasileiro de ponta-cabeça.

Sérgio Moro: Perfil profissional

Sergio Moro, como dissemos, é visto como o magistrado que chacoalhou as base do universo político brasileiro, em especial após condenar, em julho de 2017, o ex-presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva a 9 anos e 6 meses de prisão pelos crimes de lavagem de dinheiro e corrupção passiva.

Mesmo acusado de condenar o ex-presidente sem provas, e de usar métodos nada republicanos durante as investigações, Moro aceitou o cargo de Ministro da Justiça do governo Bolsonaro (e o abandonou após 1 ano e 4 meses), tornando-se parte do espectro político do país e chegando ao ponto de ser cotado como um dos possíveis presidenciáveis em 2022.

Já com relação à sua vida privada, pouco se sabe. Sabe-se apenas que ele é filho de professores, cresceu em uma família de classe média e chamava a atenção pela valorização que sempre deu aos estudos – nesse último caso, uma característica que em muito contribuiu para que ele se tornasse juiz federal com apenas 24 anos.

Sobre o seu perfil profissional, o que se pode dizer é que Moro sempre chamou a atenção pela quase obsessão em dar celeridade aos processos, pelo cuidado em garantir que os réus sejam sempre bem representados pelos seus advogados, além de ser o exemplar típico de um “linha dura” bastante reservado na magistratura.

Leia mais: Empresário que ameaçou atirar em Lula presta depoimento à Polícia Civil

 

Baixe Nosso Aplicativo

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui