24.4 C
Brasil
quinta-feira, 6 maio 2021
Home Política & Poder Tácito: quem foi e quando viveu o historiador

Tácito: quem foi e quando viveu o historiador

Acredita-se que Tácito nasceu cerca de 53 ou 54 anos antes de Cristo, nos primeiros anos de governo de Nero, mas que se interessou pela história de forma tardia, por volta dos quarenta anos. Antes disso, era orador e político.  Foi casado com Júlia Agrícola, Tácito a considerava virtuosa. A família da moça tinha boas condições financeiras.  

Ele não abordava muito sobre sua vida durante as obras, isso faz com que o estudo seja ainda mais difícil.   Sabe-se um pouco dele e do tempo em que existiu porque Plínio o Velho teria mencionado Tácito em um de seus textos. Foi criado para que chegasse ao consulado e vinha de família nobre.  

Fez com que revivesse as antigas tradições (como Platão e Sócrates) ao fazer com que os jovens se cercassem dele para que pudessem aprender. A juventude era determinada e utiliza o método ativo.  

Gostava de aprender sobre todos os assuntos do seu tempo. Ele critica a filosofia e argumenta que deve ocorrer em doses porque os filósofos são seres de muito ego e vaidosos, que aplaudem a si mesmos e que sempre se acham na razão. 

Tácito e os filósofos

Há trechos da obra Hist. Iv 15 em que ele diz que os filósofos se chamam por um nome bonito apenas para mostrarem a preguiça e o ócio.  Um homem do Senado deve ficar longe destes tipos de ciências que prevalecem a meditação antes da ação.  

Gaston diz que, na época de Tácito, todos argumentavam que o passado era melhor e mais alegre. O mesmo pode ser visto nos dias atuais em que sempre se prezam pelas memórias, sem levar em consideração que a subconsciente oculta acontecimentos ruins e nos faz “esquecer”.

Leia mais:

 
Daiane Souza
Daiane Souzahttps://manchetesdodia.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Baixe Nosso Aplicativo

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui