24.6 C
Brasil
quinta-feira, 2 dezembro 2021
HomePolítica & PoderTermos de Roma Antiga que usamos nos nossos dias atuais

Termos de Roma Antiga que usamos nos nossos dias atuais

Existem alguns termos referentes à república, monarquia ou império de Roma que usamos até os dias atuais e que muitas vezes sequer sabemos que surgiram naquele período.  

Termos de Roma

Um exemplo disso é o termo PÃO DE CIRCO que foi criado no ano 100dC ( um pouco depois do fim da República, nesta época já existia o império). O termo era usado para se referir aos romanos que não tinham interesse na política e estavam interessados somente em festas e circos. Justamente pela pobreza que existia na região e a desigualdade, os imperadores tiveram que começar a pensar em formas de atrair e mudar o pensamento do público. Esse tipo de estratégia já era presente durante a República, quando os patrícios promoviam festas com o próprio dinheiro para que conseguissem se eleger para o senado.

Outro exemplo que podemos citar foi sobre o ERRO CRASSO, que se refere ao próprio Crasso que morreu ao ir em uma expedição contra os Partos com 50 mil romanos sem ter elaborado uma estratégia de guerra e invasão corretamente. Nesta mesma expedição, ele foi morto. Hoje, é um termo muito usado por eruditos e intelectuais que estudam Roma e Grécia.  

Chamar pessoas de clientes também é se referir ao período romano em que pessoas bajulavam os patrícios com elogios e divulgação para receber em troca dinheiro ou produtos. Em alguns casos os patrícios que queriam entrar para o senado chegavam a pagar contas desses clientes e isso era essencial para que se mostrassem como pessoas boas. Chamar alguém de cliente, muitas vezes, pode dar a sensação de estar dizendo que a pessoa é bajuladora.

Daiane Souzahttp://visaoconfiavel.com/
Formação em jornalismo pela Uniasselvi e em história pela FURB. Amante, desde o ano de 2017, pela produção de conteúdos, notícias e redação em geral. Atualmente, trabalha como redatora da agência jornalística Visão Confiável (http://visaoconfiavel.com/).

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui