26.3 C
Brasil
segunda-feira, 17 janeiro 2022
HomePolítica & PoderTrês brasileiros podem ter relação com a Al Qaeda, organização terrorista responsável...

Três brasileiros podem ter relação com a Al Qaeda, organização terrorista responsável pelo 11 de setembro

O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos determinou nesta semana que ao menos três brasileiros podem ter relação com a Al Qaeda, um grupo terrorista responsável pelas ações de 11 de setembro. Ao JN, ao menos dois deles negaram a possibilidade de relação com o grupo, no entanto, continuam sendo acusados. 

A informação foi divulgada nesta semana pela embaixada americana em Brasília e faz parte de uma série de ações norte-americanas com o objetivo de combater ao terrorismo. Tanto Awad quanto Al-Khatib possuem lojas no Brasil e forte poder econômico para financiamentos em outras regiões do mundo. 

Mohamed Awadd chegou ao país somente durante o ano de 2018. E, de acordo com as investigações, apesar de negar as ligações, tem algumas transferências bancárias com o grupo devido à quebra de sigilo fiscal. Os Estados Unidos ainda argumentam que teriam incentivado a impressão de moeda falsa para comprar armas e outros itens que poderiam auxiliar no ataque e em outros atos de “protestos” que ocorreram durante o ano de 2021. 

Já em relação a Ahmad Al Khatib, o mesmo está no Brasil há cerca de 32 anos e nega que tenha qualquer relação com os ataques. Ele tem apenas uma ONG que tem como objetivo apoiar e incentivar a vinda de sírios para o Brasil: ou seja, de pessoas que possam estar sofrendo com a violência no oriente devido à briga por terras. 

Em entrevista, disse que não conhece ninguém do grupo terrorista e que já ouviu falarem da Al Qaeda apenas em redes sociais e mídias como os jornais. De acordo com ele, seu sigilo bancário pode ser quebrado a qualquer momento para que hajam as investigações se assim for determinado pela política brasileira.

Daiane Souza
Formação em jornalismo pela Uniasselvi e em história pela FURB. Amante, desde o ano de 2017, pela produção de conteúdos, notícias e redação em geral.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui